Translate

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O reisado do mestre Zé Pitombeira no reino da Serra Grande

Antonio Pitombeira
Recentemente o trabalho de campo da Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho, descobriu há existência da arte popular do saudoso José Raimundo da Silva, que durante mais de 5 décadas foi Mestre de Reisado do distrito de Logradouro dos Leões, zona rural de Bom Conselho. A arqueologia cultural da AMABC através dos moradores da Serra Grande, tomou conhecimento do Reisado do Mestre Zé Pitombeira, que religiosamente nos dias de domingos fazia suas apresentações diante da população rural da Serra Grande.


Zé Pitombeira em vida ensinou sua Arte de Reisado ao seu filho, Antonio Raimundo da Silva, conhecido popularmente como Antonio Pitombeira, que ainda em sua mocidade participou acidamente das apresentações do reisado do Mestre Zé Pitombeira. Hoje  Antonio Pitombeira aos 72 anos de idade, vive com bastante saudosismo a arte do seu pai,  tocando e cantando as peças de reisados produzidas pelo mestre Zé Pitombeira, junto com Nino Supriano (Pífano) e Tonho Cassiano (Zabumba), alegrando as festas de santos da sua comunidade.

“Em nossa jornada cultural é visível perceber que bem lá atrás, diante de uma Bom Conselho bastante rural, a arte de reisado foi predominante naquela época, levando nossos estudos em campo, a crê que Papacaça já foi um dos maiores berço da cultura de reisado de Pernambuco, e que por falta de apoio dos poderes públicos do nosso país, levou a extinção a bela arte cultural que manifesta a expressividade da sua cultura que homenageava os festejos realizados por grupos, os chamados ternos entre o Natal e o Dia dos Reis Magos, ou Dia de Reis (6 de janeiro), enredo cantado sobre o nascimento de Jesus e homenagens aos Três Reis Magos. Agora vamos trabalhar para que a arte do menestrel Zé Pitombeira volte a encantar o Reino da Serra, alegrando o povo simples da zona rural do Logradouro dos Leões, com as multicores de suas roupas, rendendo homenagem ao menino Jesus e os Reis Magos”. Pontuou Carlos Alberto, presidente da AMABC.