Translate

domingo, 14 de novembro de 2021

Mila, a incrível gigante AULNOYE-AYMERIES, a serviço da educação no combate ao analfabetismo francês

Associação Mots & Merveilles

É na charmosa cidade de AULNOYE-AYMERIES, ao norte da França, que a giganta “Mila” encoraja jovens e adultos em um grandioso projeto educativo e pedagógico. Criada em 2019, pela Associação Mots & Merveilles, a cativante gigante Mila, cuja a sua semelhança que foi inspirada na famosa boneca russa Matrioska, também conhecida como matryoshka ou matriosca. 

Matrioska

 Segundo alguns relatos, a Matrioska não vêm originalmente da Rússia. Supõe-se que a origem das matrioskas russas é, na verdade, uma imagem japonesa de Buda, entalhada em madeira, que chegou a Moscou quando terminava o século XIX, trazida por Savva Mamontov, fundador do círculo artístico da Colônia Abramtsevo. 

Exposição Mundial de Artes de 1900

 Foi na Exposição Mundial de Artes de 1900, em Paris, que a matrioska ganhou popularidade e reconhecimento como “boneca russa” 4 em 1: as matrioskas tradicionais eram compostas por 3 bonecas ocas, femininas, umas dentro das outras, representando “avó, mãe e filha” e uma última, um bebê compacto, uma boneca masculina ou uma miniatura das anteriores. O criador das bonecas russas chama-se Savva Mamontov, que tinha como objetivo recuperar a arte popular dos artesãos russos. Apesar disso, a primeira Matrioska de oito peças foi atribuída a Vasiij Petrovic Zvëzdockin.

Exposição Mundial de Artes de 1900

A palavra matrioska vem do conceito latino mater. Em russo, matrioska é um diminutivo do nome matrena, que significa matrone ou Maria. A matrioska simbolicamente representa a figura materna, assim como a fertilidade e a força da mulher.  A boneca maior é chamada Mãe e a menor Semente. 

Associação Mots & Merveilles

Mais foi em 2008 que Nathalie SAYSSET em parceria com Caroll WEIDICH, se uniram, e juntas colocaram em pratica um projeto educacional a serviço do árduo combate o flagelo do analfabetismo em todo território de Sambre-Avesnois. Um grande esforço foi tomado por colaboradores e voluntários que uniram forças para em prol da municipalidade de AULNOYE-AYMERIES.

Associação Mots & Merveilles
 
Graças ao empenho de todos, as pequenas sementes da Associação Mots & Merveilles", germinaram em oportunidades de transformação social, em prol de centenas de crianças e adultos. Famílias inteiras até nos dias de hoje são beneficiadas pelas ações sócio educacional, através da cultura. 
 
Mila, a gigante Matrioska de Mots & Merveilles