Translate

segunda-feira, 19 de julho de 2021

A musicalidade do Maestro Henrique César em "Zé Puluca De Todos Os Carnavais"

O Carnaval de Zé Puluca confirma presença do Maestro Henrique César no livro comemorativo dos 10 Anos do Carnaval de Zé Puluca. A confirmação foi feita nessa última sexta-feira (16), pelo próprio musicista Henrique César. Assim como o Maestro Lulinha, o Maestro Henrique César se juntará aos grandes ícones da música pernambucana no livro “Zé Puluca De Todos Os Carnavais” como: Maestro Spok, Maestro Forró, Almir Rouche, Getúlio Cavalcante, Lia de Itamaracá, Mestre Galo Preto, Maestro Oséas, Maestro Rinaldo Dias, entre outros ainda a serem anunciados.                                                        

Natural de Garanhuns, Henrique Cesar nasceu para a música movido pela paixão desde cedo, aliada a dedicação de longos anos de estudo. Em 2003 seus aprendizados foram iniciados durante sua inserção na Banda do Colégio Diocesano, onde permanece até hoje como músico integrante. Daí para a Orquestra Manoel Rabelo desde 2008. As aprendizagens lhe conferiram a capacidade de passar de aluno para professor dando aulas no IMG – Instituto de Música de Garanhuns e, por cinco anos, ministrando aulas a alunos na cidade de Paranatama-PE.

Desde 2011 integra a Orquestra de casamentos do Maestro Otavio Matias e tem hoje seu próprio grupo de músicos prontos para essas cerimonias, desde 2007.Insttumentistas do Sax, Henrique tem cadeira cativa em restaurantes, recepções de casamentos, inaugurações e onde mais couber seu repertório instrumental vasto e cheio de personalidade. Formou ainda a Gold Hits Orquestra que tem no currículo apresentações em 7 Festivais de Inverno e mesma quantidade de exibições no evento Magia do Natal. Sua Orquestra de Frevo Itinerante é um desdobramento musical que cobre toda a região no período de Carnaval desde 2010.

Presença certa no Carnaval do Zé Puluca liderando uma super orquestra com quase 50 músicos em Bom Conselho-PE e na festa do Momo nos bairros de Garanhuns. Com origem musical tendo raiz nas bandas marciais, Henrique Cesar se desdobra e atuou com destaque como regente nas cidades de Jupi, Terezinha, Saloá, Iatí, Lagoa do Ouro, Jucatí, Paranatama e Garanhuns. Durante o período de Pandemia, foi o Mentor do Projeto Louvor nas ruas. Uma ação social que acalentou a população com música executadas a pelas ruas no período de isolamento. Aliás a filantropia sempre ocupou espaço na vida desse músico que procura aliar sua profissão à causas humanitárias como a ONG Plenitude Vida da qual é presidente. Licenciado em Educação Física, lhe sobra tempo de emprestando o seu talento como ator, dando vida ao personagem Jesus durante a encenação anual do Espetáculo da Paixão de Cristo apresentado há 30 anos em Garanhuns, no Alto do Magano.

Nessa pegada de multimídia, Henrique Cesar tem estreado com sucesso a apresentação de Lives em seu canal intitulado Um Café com Henrique Cesar. Nesse campo, criou e comandou recentemente, a Live Amigos dos Músicos de Garanhuns com a finalidade de ajudar os artistas desempregados no momento de pandemia. O evento foi um sucesso tamanho que já está nos planos desse artista, transformar-se num evento anual em Garanhuns no intervalo dos meses entre julho e dezembro.  

“Nas 7 edições do Carnaval de Zé Puluca, o Maestro Henrique César atuou, uma como musico (2º Edição), e as demais como regente principal em todas as demais edições da festança de Puluca. Posto esse que muito me orgulha, ver Henrique César como o principal Maestro da Orquestra de Frevo da Folia de Zé Puluca. Ter sua presença no Livro Comemorativo dos 10 Anos do Carnaval de Zé Puluca é poder perpetuar uma geração de artistas grandiosos, que sempre acreditaram na proposta cultural carnavalesca da Festança que rende homenagem a memória artística do nosso saudoso Maestro Zé Puluca. Deixo aqui registrado o meu agradecimento ao Maestro Henrique César pelos relevantes serviços prestados ao Carnaval de Zé Puluca. Grifou Carlos Alberto. Presidente-idealizador do Carnaval de Zé Puluca.

VIII Carnaval de Zé Puluca prestará Tributo ao Capitão Zé da Macuca

Presidente do Carnaval de Zé Puluca vem sendo constantemente abordado por foliões, amigos e patrocinadores, se haverá ou não o festejo de Puluca em 2022. “Se vai ter ou não o Carnaval de Zé Puluca em 2022, ainda não sei. O que eu sei, é que carnaval é festa grande! E que é preciso planejamento, parceria e dinheiro. Uma coisa é certa. É preciso tomar decisões antecipadas, o que não pode é deixar para última hora, tomar deliberações e fazer uma festa de todo jeito!”. Pontuou Carlos Alberto.

Com o tema já na mão, o carnavalesco Carlos Alberto pretende essa semana, solicitar a nova atualização temática da 8ª Edição do Carnaval de Zé Puluca, ao caricaturista Jeff Lourenço, responsável pelo layout do banner principal do Blog do Carnaval de Zé Puluca. Para a 8ª Edição o Carnaval de Zé Puluca prestará Tributo ao “Capitão Zé da Macuca”, que no dia 21 de maio desse ano corrente, faleceu precocemente no Recife, vítima da Covid-19. José Oliveira Rocha, popularmente conhecido como “Zé da Macuca”, em 1989, fundou o movimento cultural Boi da Macuca, na fazenda Macuca, do Município de Correntes, situado no Agreste de Pernambuco, onde anualmente realizava o tradicional São João da Macuca e o Festival Macuca das Artes. Além dos festejos no interior pernambucano, ele comandava, o Baile da Macuca, uma prévia de carnaval e o Forró da Macuca, na cidade de Olinda.

“Como presidente-fundador do Carnaval de Zé Puluca, tenho o dever de prestar homenagem à memória cultural artística de Zé da Macuca. Em especial por ser o Boi da Macuca, um dos principais movimentos culturais aqui da região do agreste meridional de Pernambuco. Bem antes de fundar a Folia que presta homenagem à memória artística do Professor e Maestro Zé Puluca, estive por várias ocasiões na Fazenda da Macuca para conversar com o Capitão Zé da Macuca. Atendendo o seu pedido, no São João de 2013, levei o saudoso sanfoneiro Bom-conselhense dos Oito Baixos “MANÉ CAJU”, para animar o grande festejo junino na fazenda da Macuca, onde passei uma noite maravilhosa na Sede da Fazenda da Macuca. De lá pra cá muitas coisas mudaram, mais a minha admiração por Zé da Macuca ainda vive em meu coração. Com o produtor cultural do Carnaval de Zé Puluca, prestarei uma grande homenagem ao Capitão Zé da Macuca, durante a 8ª Edição da Folia de Zé Puluca. Viva Zé da Macuca SEMPRE!!!”. Declarou Carlos Alberto. Presidente-fundador do Carnaval de Zé Puluca.