Translate

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Direção do Clube do Seu Malaquias, confirma participação no Projeto Literário "ZÉ PULUCA DE TODOS OS CARNAVAIS"

Na tarde de hoje, (02/06) via WhatsApp, a Direção do “Seu Malaquias”, confirmou a participação do Patrimônio Vivo de Pernambuco, na obra literária “ZÉ PULUCA DE TODOS OS CARNAVAIS”. Com isso o Clube Carnavalesco Mixto Seu Malaquias, se integra como um dos principais roteiros carnavalesco do Recife. Fundado oficialmente no ano de 1954, na cidade de Carpina, por Antônio Ramos de Oliveira. O gigante do Seu Malaquias, já animava os festejos de momo desde dos anos 40, boneco criado por Seu Maracujá, avô do produtor cultural, Cláudio Brandão de Oliveira, atual presidente do Clube de Boneco Seu Malaquias. O gigante faz alusão a um antigo amigo do Mestre Maracujá. Que em vida tinha uma aparência alta, e bem gorda. Com mais de trinta títulos de campeão do Carnaval do Recife, Seu Malaquias é um verdadeiro patrimônio cultural vivo de Pernambuco.

Pesando cerca de 40 quilos e produzido em fibra sintética, o boneco Seu Malaquias acumula mais de trinta títulos de campeão do Carnaval do Recife. Desde 2011, a agremiação também integra o Comitê de Salvaguarda do Frevo. Segundo Xôxo Malaquias, acunha do presidente, Cláudio Brandão de Oliveira, além da luta pela aquisição de uma sede própria, a agremiação está engajada em conquistar cada vez mais espaço e visibilidade em prol dos grupos da cultura popular pernambucana. Vale registrar que o saudoso pai de Xôxo e o dono do ‘Cachorro do Homem do Miúdo’, no primeiro arrastão do Galo da Madrugada (Inicio do bloco), emprestaram vinte estandartes para o debut do maior Bloco Carnavalesco do Mundo.

“Pernambuco é um Estado de contradições e suas riquezas culturais. As contradições ficam por conta da falta de engajamento de ações de incentivo por parte dos Poderes Públicos, que invés de democratizar as atenções dos valores culturais do nosso Estado, direciona ações elitista. Com isso Agremiações como do Seu Malaquias, importante acervo cultural dos Pernambucanos, não estão presentes na propagação do ciclo carnavalesco de Pernambuco. Tal fato ocorre também com os 1º Bonecos Gigantes do Brasil (Zé Pereira e Vitalina). Cuja a divulgação nos principais meios de comunicações governamentais, são simplesmente excluídos. Fico a perguntar: Como pode um Patrimônio cultural intitulado de cultura viva pelo Estado, não se beneficiar dos princípios de valorização, preservação, resgate e difusão. Na minha modesta visão, o gigante do Seu Malaquias carrega em sua história de existência, os mesmos brios, tão igual a outros bonecos gigantes antigos de Pernambuco. Na verdade a Agremiação do Seu Malaquias, é um movimento cultural sobrevivente, de um país que ainda não aprendeu a lidar com Memórias. Na condição de presidente fundador do Carnaval de Zé Puluca fico enaltecido em poder compartilhar a linda história do boneco gigante, oriundo da cidade de Carpina, que há mais de 80 anos, vem despertando em alegria e sorrisos, toda magia do Reinado de Momo. A presença do Seu Malaquias no Livro Ilustrativo “ZÉ PULUCA DE TODOS OS CARNAVAIS”, é uma demonstração dos grandes valores culturais da nossa gente!”. Disparou Carlos Alberto. Presidente do Carnaval de Zé Puluca.
 
Viva Seu Malaquias e seus eternos carnavais!!!