Translate

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

PAI DOS PAPANGUS: Lula Vassoureiro confirma presença no Livro de Zé Puluca De Todos Os Carnavais

O Livro comemorativo aos 10 Anos do Carnaval de Zé Puluca, ganha mais um renomado artesão da cultura carnavalesca pernambucana. Lula Vassoureiro, Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco e Pai dos Papangus.

Oriundo da cidade de Bezerros, Amaro Arnaldo do Nascimento, ganhou o apelido de LULA dado pela sua saudosa avó. Em homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. 

Filho de José Arnaldo Nascimento, conhecido popularmente por Zé Vassoureiro (1925/1978). É neto de Antônio Francisco Nascimento (1847/1944), o Antônio Vassoureiro. Lula nasceu no dia 02 de novembro de 1944, na Rua das Vassourinhas.  Foi em 1950 em pleno seus seis anos de idade, que  confeccionou, para uso próprio, a primeira máscara de Papangus.

“Mais um ilustre nome da cultura Pernambucana, que fará presença, nas páginas momesca do Livro Comemorativo dos 10 Anos do Carnaval de Zé Puluca.  Em setembro desse ano, iniciamos os primeiros registros fotográficos e filmagens em pleno Sertão Pernambucano. As cidades de Belém do São Francisco e Salgueiro, foram os pontos iniciais das primeiras imagens coletadas para o Livro, que reunirá diversos nomes ilustres do Carnaval Pernambucano. Obra literária fotográfica é inédita, pois pela primeira vez, terá um boneco gigante como protagonista, que percorrerá todos os quatro cantos de Pernambuco, para registrar-se, junto as incríveis diversidades culturais carnavalescas de Pernambuco”. Declarou Carlos Alberto. Presidente-idealizador do Carnaval de Zé Puluca.

REVISTA TOTAL: Fernandes Rodrigues destaca sua presença no Livro de Zé Puluca de Todos os Carnavais

O renomado Mestre Artesão Fernandes Rodrigues, em entrevista à Revista Total. Destacou a sua participação no Livro de “ZÉ PULUCA DE TODOS OS CARNAVAIS”. 

Vocacionado pelas artes plásticas, Fernandes Rodrigues é um especialista no manuseio do barro, cujo, os detalhes de suas esculturas é um verdadeiro convite a arte do realismo, onde cada detalhe de expressão é minuciosamente detalhada. Natural do Engenho Cacimbas, zona rural do município de Vitória de Santo Antão, situada na Mata Sul de Pernambuco. Suas esculturas são presenças constantes nos principais eventos de Feiras e Exposições de Artes e Artesanatos. 

“A presença do renomado escultor pernambucano Fernandes Rodrigues no Livro de “Zé Puluca De Todos Os Carnavais”, legitima a excelência dos valores culturais existentes em cada torrão pernambucano. Vale registrar que sua aptidão pela vida artística, foi como aderecista carnavalesco, na cidade de Vitoria de Santo Antão. Nas alegorias carnavalescas dos blocos: Girafa, Camelo, Cebola Quente e Urso Branco. Em breve seu legado artístico estará registrado nas páginas do Livro comemorativo dos Anos do Carnaval de Zé Puluca”. Pontuou Carlos Alberto. Presidente-idealizador do Carnaval de Zé Puluca.