Translate

quarta-feira, 2 de março de 2022

Mesmo com a suspensão dos festejos de momo, o Carnaval de Zé Puluca brilha com a criançada em 2022

Mais um carnaval sem a folia de Puluca nas ruas de Bom Conselho foi vivenciado. Que saudade das ruas repletas de Papacaça. Gente de várias idades que se divertem em um dos mais genuínos carnavais de ruas, dos tempos de outrora. E nessa mistura de crianças, jovens e adultos. O Carnaval de Zé Puluca vai a passos de frevo, se enraizando dentro dos exigentes gostos culturais do povo bom-conselhense. 

A verdade é já se ver muita gente, é com aquela saudade danada da festança de Puluca nas ruas e praças. Festa essa que é admirada até, pelas agremiações mais tradicionais de Pernambuco. Zé Puluca é um fenômeno cultural em pleno agreste pernambucano. Um patrimônio de todos que amam o frevo, bonecos gigantes, passistas, orquestras, estandartes e muita gente bonita. 

E se tudo isso não bastasse, é considerado uma das festividades carnavalesca de rua, mais segura em todo Brasil. Um verdadeiro oásis de cores, sorrisos e muita alegria. Mais fala do Carnaval de Zé Puluca, também é superação. Afinal, fazer cultura em um país, onde o incentivo e apoio ainda são deficitários, com certeza, não é uma tarefa das mais prazerosas para quem faz a festa acontecer. Mais tudo que é feito com amor de verdade nessa vida, prospera, e o Carnaval de Zé Puluca vai aos poucos ganhando novos admiradores na formação do seu incrível exército de foliões. 

Fevereiro de 2022, ficará marcado com o início de um novo momento, para a folia mais cultural de Bom Conselho. Finalmente depois de 9 anos de muita luta e frevo, os grandes centros educacionais de Bom Conselho, finalmente, abrem suas portas e janelas para Carnaval de Puluca. Momento esse de retomada para todos, diante da maior pandemia que a humanidade já vivenciou em toda sua existência. 

A cultura nativista da Folia momesca de Puluca, pede passagem. E entre incentivo vacinal, exposições de bonecos gigantes, palestras e folias. A magia do carnaval mais incrível de Bom Conselho simplesmente invade praça, educandário, escola e colégio. Levando consigo um mundo de magia alusiva carnavalesca, com direito as inúmeras informações culturais da nossa Cidade e do nosso Estado. E nessa muvuca cultural, um dos mais imponentes movimento de bonecos gigantes de todo Interior Pernambucano, vai devolvendo sorrisos e abraços por onde passa.

“O Carnaval de Zé Puluca, mesmo estando impedido de ir as ruas da nossa amada Bom Conselho, por força da Covid-19 e suas variantes, pelo segundo ano consecutivo. Jamais se quer esqueceu da sua importância sociocultural e econômica para o município de Bom Conselho. São tempos duros, de muitas perdas para todos. Mais não devemos esquecer que a vida de forma teimosamente, sempre buscará alternativas para seguir em frente. Quero ressaltar que esse ano, finalmente, a magia do Carnaval de Zé Puluca, chegou nas redes de ensinos educacionais da nossa cidade. Lembrando que o Educandário Menino Jesus de Praga, sempre apoiou o Carnaval de Zé Puluca, desde do início da nossa jornada. Uma longa caminhada ainda será preciso percorrer diante das escolas municipais e estaduais. Afinal, o Carnaval de Zé Puluca sempre esteve nas trincheiras das lutas pelo fortalecimento da democratização dos direitos de cada cidadão de Bom Conselho, referente ao acesso a uma cultura genuinamente nativista. Quero nesse momento deixar registrado a nossa gratidão ao Educandário Menino Jesus de Praga pela incrível Exposição com os nossos bonecos gigantes e convidados. A Prefeitura de Bom Conselho pela parceria na Campanha Vacinal Infantil contra a Convid-19. Ao Colégio Nossa Senhora de Bom Conselho, pelas inesquecíveis homenagens, em especial a todos os seus alunos e alunas e seus renomados professores. A Direção e professores da Escola Municipal Valdemar Urquisa, e em especial a cada criança que participaram das nossas palestras sobre o Carnaval de Zé Puluca e sua curiosidades. Enfim, aos nobres comerciantes patrocinadores e incentivadores da existência cultural do Carnaval de Zé Puluca em mais um ano de apoio, mesmo diante das inúmeras dificuldades financeiras. A todos meus sinceros agradecimentos pelo carinho com o nosso movimento carnavalesco”. Grifou Carlos Alberto. Presidente e idealizador do Carnaval de Zé Puluca.
 
OBS: Lembrando que tanto o presidente Carlos Alberto, como o Vice-presidente Gustavo Pereira, usaram máscaras e fizeram uso de álcool na higienização das mãos, durante todo processo de suas participações. Vale registrar que tanto dragão como o boneco mirim do Puluquinha ficaram na sua maior parte com objetos decorativos.