Mais um carnaval sem a folia de Puluca nas ruas de Bom Conselho foi vivenciado. Que saudade das ruas repletas de Papacaça. Gente de várias idades que se divertem em um dos mais genuínos carnavais de ruas, dos tempos de outrora. E nessa mistura de crianças, jovens e adultos. O Carnaval de Zé Puluca vai a passos de frevo, se enraizando dentro dos exigentes gostos culturais do povo bom-conselhense.
A verdade é já se ver muita gente, é com aquela saudade danada da festança de Puluca nas ruas e praças. Festa essa que é admirada até, pelas agremiações mais tradicionais de Pernambuco. Zé Puluca é um fenômeno cultural em pleno agreste pernambucano. Um patrimônio de todos que amam o frevo, bonecos gigantes, passistas, orquestras, estandartes e muita gente bonita.
E se tudo isso não bastasse, é considerado uma das festividades carnavalesca de rua, mais segura em todo Brasil. Um verdadeiro oásis de cores, sorrisos e muita alegria. Mais fala do Carnaval de Zé Puluca, também é superação. Afinal, fazer cultura em um país, onde o incentivo e apoio ainda são deficitários, com certeza, não é uma tarefa das mais prazerosas para quem faz a festa acontecer. Mais tudo que é feito com amor de verdade nessa vida, prospera, e o Carnaval de Zé Puluca vai aos poucos ganhando novos admiradores na formação do seu incrível exército de foliões.
Fevereiro de 2022, ficará marcado com o início de um novo momento, para a folia mais cultural de Bom Conselho. Finalmente depois de 9 anos de muita luta e frevo, os grandes centros educacionais de Bom Conselho, finalmente, abrem suas portas e janelas para Carnaval de Puluca. Momento esse de retomada para todos, diante da maior pandemia que a humanidade já vivenciou em toda sua existência.
A cultura nativista da Folia momesca de Puluca, pede passagem. E entre incentivo vacinal, exposições de bonecos gigantes, palestras e folias. A magia do carnaval mais incrível de Bom Conselho simplesmente invade praça, educandário, escola e colégio. Levando consigo um mundo de magia alusiva carnavalesca, com direito as inúmeras informações culturais da nossa Cidade e do nosso Estado. E nessa muvuca cultural, um dos mais imponentes movimento de bonecos gigantes de todo Interior Pernambucano, vai devolvendo sorrisos e abraços por onde passa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário