Translate

sexta-feira, 26 de maio de 2023

EDITAL DA CAIXA CULTURAL: Carnaval de Zé Puluca anuncia Carlos Lima como Curador do seu projeto

CARLOS LIMA

Como já foi mencionado em postagens anteriores, o Carnaval de Zé Puluca está participando do edital da CAIXA Cultural/2023, no Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa na unidade da cidade do Recife, situado próximo ao Marco Zero, no Recife Antigo. Esse está sendo o primeiro edital que os gigantes do Carnaval de Zé Puluca estão participando. Com a temática “ZÉ PULUCA - UM BONECO GIGANTE BRINCANDO NA CAIXA CULTURAL”.

O presidente Carlos Alberto, recrutou um time de peso para representar toda magnitude da Folia que rende justas homenagem ao ilustre filho da linda terra de Bom Conselho, onde na ocasião levará mais 10 ilustres bonecos, membros brincantes do Reino dos Gigantes de Puluca. E para cuidar da concepção da mostra dos bonecos gigantes, montagem e supervisão da exposição. O Carnaval de Zé Puluca convidou CARLOS LIMA. Que prontamente acolheu o convite para gerenciar a linda diversidade cultural do bonecos gigantes de Papacaça nas dependências da Sede da CAIXA Cultural (Recife). Como já foi mencionado em postagens anteriores, o Carnaval de Zé Puluca está participando do edital da CAIXA Cultural/2023, no Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa na unidade da cidade do Recife, situado próximo ao Marco Zero, no Recife Antigo. Esse está sendo o primeiro edital que os gigantes do Carnaval de Zé Puluca estão participando. Com a temática “ZÉ PULUCA - UM BONECO GIGANTE BRINCANDO NA CAIXA CULTURAL”. O presidente Carlos Alberto, recrutou um time de peso para representar toda magnitude da Folia que rende justas homenagem ao ilustre filho da linda terra de Bom Conselho, onde na ocasião levará mais 10 ilustres bonecos, membros brincantes do Reino dos Gigantes de Puluca. E para cuidar da concepção da mostra dos bonecos gigantes, montagem e supervisão da exposição. O Carnaval de Zé Puluca convidou CARLOS LIMA. Que prontamente acolheu o convite para gerenciar a linda diversidade cultural do bonecos gigantes de Pacaça nas dependências da Sede da CAIXA Cultural (Recife).

CARLOS LIMA que é Artista educador, gestor cultural e curador, natural de Recife. Mestre em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2013), Especialista em Museologia Social - Museus, Identidades e Comunidades pela Fundação Joaquim Nabuco (2020) e Licenciado em Artes Plásticas pela UFPE (2007), Possui vasta experiência profissional com curadorias e ações educativas em arte, cultura popular e meio-ambiente, e com gestão cultural. É coordenador de Educação e Atendimento do Paço do Frevo, onde integra o núcleo curatorial da instituição, e consultor de projetos culturais. Foi parecerista do Edital Geral do Funcultura 2018/2019, e2016/2017, na linguagem Artes Plásticas Gráficas e Congêneres, e no edital de Música 2017/2018. Em 2018, foi capacitador no ciclo de capacitações regionalizadas do Funcultura. Foi professor do curso técnico de artes visuais do IFPE – Campus Olinda (2015-2017), ministrando as disciplinas de Curadoria e montagem de exposições; História da Arte; Pintura I; Composição e Teoria da Cor; Desenho de Modelo Vivo; Modelagem em Argila; e Mídias Digitais;

Coordenador de Ações Educativas do Instituto Ricardo Brennand (2015 – 2017) e Consultor

Artístico Pedagógico em Sapoti Projetos Culturais (2014), no Rio de Janeiro.

Atuou, ainda, como Arte-Educador no Centro Cultural Banco do Brasil (2012 - 2015), no Rio de Janeiro, e no Instituto Ricardo Brennand, em Recife (2005 – 2011), consultor de Dinâmicas.

Educativas em Artes Visuais e Educação Ambiental, non Museu do Meio Ambiente do RJ (2014).

Além da experiência pedagógica, tem atuação como Curador, tendo realizado as Exposições:

Expo Cores da Terra, no Memorial da Cidade de Caruaru (2022); Vias e Territórios, de Humberto,

Botão, no Sesc Caruaru (2021), e Sesc Belo Jardim (2022); Expo Cores da Terra (2019); e Exposição Mãos que Percorrem o Caminho do Barro, no IFPE Olinda (2016). Em 2017, integrou a comissão de Julgamento para credenciamento de Modelo Vivo, no IFPE.