Translate

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

8º Carnaval de Zé Puluca: Simplesmente fascinante!!!

Por: Carlos Alberto

Depois de um longo período de pandemia provocado pela COVID-19, sobre os Clarins de Olinda finalmente os gigantes do Carnaval de Zé Puluca puderam voltar as ruas e praças de Bom Conselho. Em seu cortejo momesco, reuniu diversas agremiações carnavalescas de várias partes de Pernambuco, sendo Olinda com suas alusivas agremiações, que mais fez um desembarque fascinante, na terra Agrestina de Dantas Barreto. 

As Agremiações tradicionais como: Cariri Olindense, Pitombeira dos Quatro Cantos, Bacalhau do Batata, A Porca, John Travolta, O Linguarudo de Rio Doce, O Minhocão, Menino da Tarde, Amantes do Carnaval, Rebylleurias, Motivo Pra Beber, Metido a Rico Porém Liso, Pernambuco Você é Meu entre outras gigantes, deram seus testemunhos da relevância presença do Carnaval de Zé Puluca para o Carnaval de Pernambuco.

Gigantes como O Garoto da Noite, O Elegante do Amparo, O Poderoso Chefão, O Garoto de Olinda, O Raparigueiro, O Filho do Garoto do Guadalupe, O Birita de Olinda, O Garoto do V9, O Gigante de Ernandes Lopes, O Barão de Água Preta, o Urso do Bairro Novo de Ribeirão, O Bobo da Corte da Casa dos Bonecos Gigantes e Mirins de Olinda. Se fizeram presente ao lado dos bonecos gigantes, de Ariano Suassuna, Pedro de Lara, Ivan Crespo, Mestre Galo Preto, Basto Peroba, Capitão Boanerges, Jornalista Luiz Clério Duarte e Tonho de Dinda.

O evento também ficou marcado, pelo retorno do boneco gigante que faz alusão a memória do saudoso AUDÁLIO FERREIRA. Que após um período longo sem desfilar, voltou com tudo  ao festejo do Reino dos Bonecos Gigantes de Zé Puluca. E pela presença marcante de Zuza e Thais do Manguzá de Zuza Miranda e Thais, figuras ilustres das quartas-feiras de Cinzas nas ladeiras de Olinda. O Cantor Amauri Andrade e o artesão do Estandarte Claudionor Filgueira ilustres caíram na folia da folia de Puluca. 

Coube a Orquestra Henrique Dias (Olinda) e a Orquestra do Maestro Henrique César (Garanhuns), o despertar dos finos passos do frevo rasgado de rua, onde anônimos passistas em suas tesouras de pernas, bailaram o legitimo frevo de Pernambuco.

E no Palco das Atrações Bom Conselho se esbaldou com showzaço de ANDRÉ RIO, em um memorável espetáculo de frevo, ciranda, maracatu, marchinhas e manguebeat.

Bom Conselho assim se fez em festa no dia 25 de setembro de 2022, saudando o 8º Carnaval de Zé Puluca, em mais um cortejo de paz, amor e muito frevo no pé!