Translate

quinta-feira, 18 de março de 2021

Carnaval de Zé Puluca participará "Projetos Socioculturais inovadores" do Instituto Ekloos


Instituto Neoenergia lança projeto para incentivar e capacitar produtores socioculturais de Pernambuco. Capacitação terá 8 horas de duração, será 100% on-line e qualificará 40 gestões para a elaboração de projetos que tenha como finalidade promover impacto social por meio da cultura.

 

Com a finalidade de fomentar a arte e a cultura em Pernambuco, o Instituto Neoenergia traz pela primeira vez para o Estado a Caravana Energia Que Transforma. A iniciativa vai capacitar 40 gestores culturais a elaborarem projetos para o setor e que promovam impacto social e transformem de alguma forma a vida das pessoas. A capacitação será realizada no dia 19 de março, terá duração de oito horas e será ministrada de forma virtual, por meio do aplicativo Zoom. Toda a Caravana será gratuita. Ao final, os alunos receberão certificado de participação e terão acesso aos conteúdos e materiais utilizados no curso.

 

O Instituto Neoenergia decidiu trazer o projeto para Pernambuco por entender que este é um momento importante para o setor cultural local. Com a pandemia da covid-19, todos que trabalham na área foram afetados de alguma forma. A grande maioria está há aproximadamente um ano sem trabalhar. “É uma iniciativa que entendemos como muito importante de nosso pilar de Arte & Cultura, para contribuir com o fomento cultural a projetos de grande impacto social nas regiões onde estamos presentes, assim como na contribuição ao setor cultural altamente impactado com a pandemia em 2020, e que ainda permanece com uma cadeia de valor bastante afetada em 2021. Entendemos que realizar o projeto em Pernambuco, onde estamos presentes com a Celpe, era mais do que necessário”, afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

 

Nesta primeira fase do projeto, os alunos participarão do curso Criando Projetos Socioculturais Inovadores. A intenção é que todos os participantes concluam tendo o conhecimento completo sobre como deve ser feito um projeto de forma mais inovadora, seguindo metodologia única para a elaboração. O curso poderá apoiar os gestores culturais na reflexão de suas ações e quais são os impactos sociais possíveis de serem realizados por meio de suas iniciativas. Mais dois cursos estão previstos para acontecer ao longo de 2021, sendo o segundo voltado para Captação de Recursos e o terceiro, para o Planejamento Estratégico das Organizações. As divulgações de datas e novas inscrições serão divulgadas oportunamente.

 

O Caravana Energia Que Transforma é uma contribuição do Instituto Neoenergia e da Celpe para o fortalecimento de iniciativas voltadas para a Arte e a Cultura e que apoiem gestores socioculturais para aperfeiçoarem seus projetos na geração de impacto social, bem como no enfrentamento do setor durante e pós-pandemia, já que foi uma dos mais impactadas economicamente com a suspensão de apresentações e atividades. Esta é uma iniciativa realizada em parceria com Instituto Ekloos.

 

Sobre o Instituto Neoenergia

O Instituto Neoenergia tem o propósito de fomentar o desenvolvimento de ações sociais nas áreas em que a Neoenergia, sua mantenedora, atua, por meio do apoio à sociedade na gestão e promoção de projetos, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento ambiental, cultural e das economias locais.

 

Para o ciclo de 2018 a 2022, o desafio do Instituto Neoenergia é colaborar diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. Os principais objetivos são a contribuição para a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis e a aposta pelo desenvolvimento sustentável, por meio da realização e apoio de projetos dentro dos seguintes pilares: Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional, que busca alianças para alcançar os ODS.

 

Sobre a Celpe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,7 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).

 

Sobre o Instituto Ekloos 

É uma aceleradora social que, ao longo de seus 13 anos de atuação, já capacitou mais de 5.000 empreendedores e acelerou mais de 600 ONGs e negócios de impacto social. Com um Programa de Aceleração baseado em metodologias próprias e diferenciadas, vem trabalhando com iniciativas sociais de forma a profissionalizar a gestão, apoiar o desenvolvimento sustentável e estimular a inovação, possibilitando o aumento do impacto social que cada organização gera em seu território de atuação. Em 2018 e 2019, ficou entre as 10 melhores aceleradoras do Brasil e em 2017 ganhou o Prêmio de Melhores ONGs da Revista Época e do Instituto Doar.

 



Carnaval de Zé Puluca vira Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco


Carlos Alberto comemora aprovação da Resolução Nº 1.675/2020 que institui o Carnaval de Zé Puluca como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. Um justo e merecido reconhecimento ao movimento cultural que rende justas homenagem a memória artística do Maestro José Duarte Tenório (Zé Puluca). O Projeto de Lei foi apresentado no dia 13 de maio de 2019, teve que percorrer um extenso caminho até a sua aprovação em 23 de Maio de 2020. De Autoria do Deputado Claudiano Martins Filho, a propositura passou por duras etapas de apreciações e pareceres. Porém devido a um erro de comunicação, só ontem a noite é que a Direção do Carnaval de Zé Puluca tomou conhecimento da memorável conquista. Agora o Carnaval de Zé Puluca se uni as grandes festividades e agremiações de Pernambuco, com destaque de Patrimônio Cultural Imaterial. Bom Conselho finalmente ganha seu primeiro Patrimônio Cultural Imaterial de relevância de Estado. Passando a ter sua importância cultural carnavalesca em todo Estado de Pernambuco.




“Estamos festivos diante dessa memorável conquista. É sem dúvida um grande privilegio pra com o nosso movimento cultural carnavalesco, sendo em especial para Bom Conselho. Toda essa conquista não seria possível sem a presença de cada patrocinador e folião. 2020 ficará marcado para sempre no rol das conquistas da Folia de Puluca. Afinal, ganhar a Comenda de Dantas Barreto, e ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Estado no mesmo ano é simplesmente indescritível. Deixo meu eterno agradecimento a Deus por nos proporcionar tais feitos mesmo diante da maior pandemia de todos os tempos. Por fim agradeço a cada um dos amigos, parentes e parceiros que de forma direta ou indireta contribuíram para o fortalecimento do Carnaval de Zé Puluca”. Disparou o presidente Carlos Alberto.