Translate

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Morre aos 66 Anos Paulo Rafael, guitarrista de Alceu Valença

III Carnaval de Zé Puluca - Alceu Valença - Bom Conselho/PE

O músico pernambucano Paulo Rafael morreu, aos 66 anos, nesta segunda-feira (23). Referência da guitarra no país, ele fazia parte da banda de Alceu Valença e do Ave Sangria. Segundo parentes, Paulo estava internado e em tratamento de um câncer no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, onde faleceu.       

Natural de Caruaru, no Agreste pernambucano, o músico começou a carreira nos anos de 1970 no Recife, como integrante da banda Ave Sangria. O grupo produzia rock com raízes nordestinas e, há sete anos, retomaram as atividades e lançaram um novo disco. 

O guitarrista teve uma parceria de mais de 40 anos com Alceu Valença, além de várias participações em projetos e como produtor de artistas consagrados, com Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Lobão. Foi ele quem escreveu o arranjo da faixa "Vaca profana", de Caetano Veloso, gravado por Gal Costa. 

O músico deixou esposa, neta e filha. O velório foi marcado para o Cemitério da Penitência, a partir das 11h, com cremação prevista para as 13h15, no Rio de Janeiro.

“Hoje perdemos a maior referência da guitarra de Pernambuco. Assim eu defino Paulo Rafael, que sempre deu vida com seus lindos acordes, as inesquecíveis canções de Alceu Valença. Com destaque a música Anunciação. Em 2016 Bom Conselho teve o privilégio de receber o grande Paulo Rafael, em nossa 3ª Edição, acompanhando como sempre o grande artista da Cidade de São bento do Una, o Pernambucano Alceu Valença. Apesar de não conhecer Paulo Rafael de perto, mais sempre me sentir íntimo de sua musicalidade. Estou triste com sua partida. Desejo muita Luz em sua nova jornada. Que Deus o tenha Paulo Rafael, e acredite você já está fazendo muita falta. Toda vez quando Alceu se apresentar, ficará um enorme espaço vazio, de sua incrível guitarra. O Carnaval de Zé Puluca guardará com muito carinho esse registro fotográfico, que um dia tivemos privilegio de tê-lo em nosso simplório Palco das Atrações. Obrigado Paulo Rafael pelo grande musico que você foi e será sempre em nossos corações”. Pontuou Carlos Alberto. Presidente-idealizador do Carnaval de Zé Puluca.

Fonte: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/08/23/morre-paulo-rafael-guitarrista-de-alceu-valenca.ghtml