Translate

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

O legado de Mário Raposo "O Lord de Olinda", no livro de "Zé Puluca De Todos Os Carnavais"

Após uma reunião familiar com toda Diretoria da TCM O Lord de Olinda, o Presidente Layounel Pedro  Raposo  Ezequiel carimba a confirmação do Gigante mais charmoso e familiar do Carnaval de Olinda. Tudo começou na década 30 pelo avó português do jovem Mário Medeiros Raposo, que ao presenteá-lo com o antigo requintado Traje de Costumes Inglês, lhe concederia posteriormente, o Título honorífico de nobreza “O Lord de Olinda”. Por 64 Carnavais as ruas e ladeiras do sitio histórico de Olinda, teve a presença imponente de um dos seus filhos mais ilustre, Mário Raposo. 

Sempre bem trajado de fraque preto, luvas brancas, cartola preta e seu inseparável guarda-chuva. O Lord de Olinda encantava a todos, por gerações. Bem humorado, sorridente fazia do Lord de Olinda uma figura única durante os festejos de momo. A pós sua sentida partida para os céus em 3 de março de 2006, seus netos, filhos e familiares fundaram a Troça Carnavalesca Mista O Lord de Olinda, em 15 de dezembro de 2009, em prol de dá continuidade da tradição carnavalesca do saudoso Mário Raposo. 

E para marcar esse momento tão especial, foi confeccionado um lindo e alusivo boneco gigante em sua memória, pelo artista plástico Silvio Botelho. São nas sextas-feiras da semana pré-carnavalesca que seus brincantes se concentram em frente da sua casa, para desfilar ao lado do seu gigante, revivendo toda magia de sua nobreza pelas ruas e ladeiras de Olinda.

“Assim como o nosso Zé Puluca, o gigante do saudoso Olindense Mário Medeiros Raposo, nosso eterno “Lord de Olinda”, não veio dos contos imaginários. Mário Raposo existiu de verdade, e com ele por 64 Anos, as ruas e ladeiras de Olinda puderam apreciar todo seu garboso traje de Lorde Inglês, levando seu personagem momesco a se perpetuar nas lembranças festivas do Carnaval de Olinda. Ainda na minha juventude tive o privilégio por varias vezes me deparar com sua elegante pessoa. Hoje na condição de presidente-idealizador do Carnaval de Zé Puluca, tenho o privilégio de poder registrar seu incrível legado cultural carnavalesco no Livro de “Zé Puluca De Todos Os Carnavais”. Deixo aqui meu agradecimento a cada familiar do Lord Mário Raposo, por permitir que sua linda história cultural possa ser compartilhada pelo mundo a fora. 
 
Viva Mário Raposo, o eterno LORD DE OLINDA!”