Translate

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

540º Ducasse d'Ath. Começa domingo a festividade de Ath, cidade dos gigantes, terra das tradições


Por: Carlos Alberto

 

Hoje irei falar um pouco de uma das maiores festividades tradicionais de bonecos gigantes do Mundo, surgida no ano de 1481, desde da idade Média. Nesse próximo domingo começa o 540º d’Ath Ducasse, da Cidade de Ath, na Bélgica. Terra do nosso parceiro UNIVERS DES GEÁNTS. Um festividade que começa no dia 22 de agosto e vai até dia 08 de setembro com o Grande Prêmio da Cidade de Ath do baile da pelota às 16h (Esplanada), o concerto do Royale Harmonie Union de Lorette às 20h30 (Parque) e os fogos de artifício às 21h 30 (Igreja de St-Julien). Serão 17 dias de festa. 

Desde o 15 º século, o famoso Ducasse todos os anos no domingo antes de 28 de agosto de consagração ou dedicação da igreja paroquial. Assim, comemora seu padroeiro, Saint Julien de Brioude. Originalmente, grupos religiosos desfilam e ilustram "histórias" para ensinar episódios da Bíblia ou da Lenda Dourada. Na 16 ª e 17 ª séculos, crises políticas e conflitos transformar procissão religiosa. Novas figuras das tradições festivas europeias (cavalos de anágua ou homens da folha) aparecem ao lado de Golias. Este gigante recebe uma mulher em 1715 e se torna o emblema da cidade. Juramentos e irmandades desfilam na companhia de autoridades civis, clero regular e secular.

As luzes da 18 ª século influenciar o tema do maravilhoso animal ou mitológicos figuras. Por outro lado, o período revolucionário impõe um racionalismo austero que envolve a supressão das festividades durante alguns anos. Só depois da Concordata e do restabelecimento da religião católica é que a renovação terá efeito. Em 1819, a procissão tornou-se uma procissão secular após as medidas do governo holandês visando libertar a religião dos costumes herdados da Idade Média.

A 19 ª século trouxe novas direções. A história local, a cidadania e o nacionalismo deixam vestígios duradouros à medida que os últimos assuntos religiosos vão se perdendo gradualmente. O exotismo e o gosto pelo espetáculo inspiraram os organizadores na era romântica, mas deixaram apenas um legado limitado após 1900.

No rescaldo da Grande Guerra, o entusiasmo patriótico influenciou o desfile, mas não conseguiu impedir o retorno dos rituais. A 20 ª século foi caracterizado pelo desejo de redescobrir temas antigos, claramente visíveis como o retorno do cavalo Bayard, Saint-Christophe sobre palafitas ou mesmo Tyrant. No entanto, no final do século, alguns novos elementos foram associados a acontecimentos políticos ou sociais, como a fusão de municípios ou a queima das castanhas de Golias.


No início do terceiro milênio, os Athois são os herdeiros de uma manifestação de mais de meio milênio que preservou, de geração em geração, a luta de Davi contra Golias desde a procissão original. Outros gigantes surgem a partir do século XVII, por iniciativa de juramentos e irmandades e o cavalo Bayard foi reconstituído após um intervalo de quase quatro séculos. Os presentes procissão uma herança composta na 19 ª século que é cuidadosamente preservado e restaurado. O apego da população à festa, transmitido dentro das famílias, é mantido desde a primeira infância. Corresponde a um desejo de criar raízes que permite aos concidadãos de Golias afirmarem a sua identidade perante a globalização.


Considerações finais

A Ducasse d’Ath data do século XV, quando St. A Igreja Juliana foi construída em Ath, uma pequena cidade entre Mons e Tournai. Inicialmente, a procissão foi realizada para comemorar este evento, mas ao longo dos séculos o Ducasse perdeu o seu significado religioso. Hoje, o desfile permanece como homenagem às tradições medievais que sustentam a identidade cultural dos moradores. O tradicional Desfile dos Gigantes ocorre no domingo. Inclui sete gigantes e oito carroças que retratam cenas da Bíblia, história e lendas locais. O gigante mais antigo na procissão é Bayard, um cavalo enorme construído em 1462. Golias juntou-se ao desfile em 1481 e mais cinco gigantes foram adicionados à procissão ao longo da história. Em 2005, a UNESCO reconheceu os sete gigantes de Ath como uma das obras-primas do Património Oral e Intangível da Humanidade. Finalizo minhas considerações finais, em agradecimento a DEUS e ao UNIVERS DES GEÁNTS através do amigo Tristan SADONES por possibilitar que o Carnaval de Zé Puluca, possa está se interagindo com tamanha tradição de 6 Séculos de cultura e tradição.