Translate

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Encontro de gigantes em Aliança, marcará Festejo Estadual dos Maracatus de Pernambuco

Gigantes do Maestro Zé Puluca e Mestre Salustiano

A Covid-19 e suas variantes, pode até suspender momentaneamente os festejos momescos de Pernambuco, mais não a vontade de união entre os legados do Mestre Salustiano e do Maestro Zé Puluca. Esse encontro de gigantes da cultura popular de Pernambuco, começa a ganhar vida, graças à parceria entre o Mestre Manoelzinho Salustiano e do produtor cultural, Carlos Alberto do Carnaval de Puluca. Se de um lado temos o inigualável Maracatu Rural do Baque Solto, por outro lado temos o frevor do frevo Pernambucano. É nessa mistura de culturas, que se fortalece ainda mais as identidades culturais de inigualável Estado de Pernambuco. 

Maestro Zé Puluca e Mestre Salustiano

Assim, se inicia os primeiros passos do Livro “ZÉ PULUCA DE TODOS OS CARNAVAIS” em 2022. Nesse último domingo (09), Carlos Alberto e Manuelzinho Salustiano se encontraram na CASA DA RABECA (Olinda). Santuário da Cultura do Mestre, Manoel Salustiano Soares. Popularmente conhecido como Mestre Salustiano. Foi através do convite de Carlos Alberto, a Manoelzinho Salustiano, que nasceu a ideia de registrar os bonecos gigantes alusivos de Zé Puluca e do Mestre Salustiano, no Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, na Cidade de Aliança. Terra natal do Mestre Salú. Para ser retratado no Livro que homenageará os 10 Anos do Carnaval de Zé Puluca, em 2023. 

Casa da Rabeca (Olinda)

O Encontro dos dois gigantes da cultura interiorana de Pernambuco, será marcado com um grande cortejo dos bonecos do Mestre Salustiano e Zé Puluca. Que sairá do Terreiro Lêda Alves, na Sede da Associação dos Maracatus do Baque Solto de Pernambuco, escoltados por diversos caboclos de Lança, até a praça principal de Aliança, onde os brincantes do Maracatus estarão confraternizando mais um importante encontro. 

Carlos Alberto e Manoelzinho Salustiano 

Sem data definida, devido ao momento restritivo da pandemia. De certo é que o referido encontro já está marcado para uma melhor ocasião, onde haja para todos, uma segurança sanitária, devidamente autorizada pelas autoridades estaduais em saúde pública. 

Pedro, Manuelzinho Salustiano e Carlos Alberto, Gustavo Pereira  

“Em janeiro de 2021 tive o privilégio de compartilhar uma LIVE, promovida pelo PAÇO DO FREVO, com o Doutor Honoris Causa, Mestre Manoelzinho Salustiano, cujo o tema era “Patrimônios e Carnavais do Interior - Frevo e Maracatu de Baque Solto”. Passamos o ano de 2021 nos comunicando tanto por telefone, como pelas redes sociais. Finalmente, nesse último domingo (9) pude conhece-lo pessoalmente. Tivemos alguns preciosos minutos de reflexão do momento delicado que a cultura carnavalesca vem atravessando durante essa pandemia. Com direito a um novo encontro, ainda ser agendado, para nos aprofundar sobre o perigo de extinção de várias agremiações carnavalescas devido a falta de políticas públicas, que garanta a preservação dos referidos grêmios culturais carnavalescos. Mais nesse bate-papo super cultural, tivemos tempo de fortalecer ainda mais, os laços da nossa parceria que promoverá o encontro histórico do alusivo boneco gigante do Mestre Salustiano com o gigante alusivo do saudoso, maestro Zé Puluca. Dois ilustres militantes da cultura nativista de suas regiões (Mata e Agreste). Não tenho dúvida que nesse dia, será marcante para a cultura de Pernambuco”. Declarou Carlos Alberto. Presidente- idealizador do Carnaval de Zé Puluca.