Translate

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

ZÉ PULUCA PELO MUNDO: Obrigado Les Amis de Francisco, da cidade de Calais, na França

Por: Carlos Alberto

Iniciaremos a partir dessa portagem, alguns registros da logomarcas do Carnaval de Zé Puluca, flagrada pelo mundo. A história que iremos contar hoje, vem da Cidade Calais ou Calêsio, situado ao norte da França. Calais está localizada no Estreito de Dover, no ponto mais estreito do Canal da Mancha com apenas 34 km de largura, sendo a cidade francesa mais próxima da Inglaterra.

LES AMIS DE FRANCISCO - GÉANT FRANCISCO

Batizado em Calais em 15 de setembro de 2019. O gigante Francisco, surgiu na ideia de representar o jovem reporte, FRANÇOIS MERIEULT, de 20 Anos. Apaixonado pelo mundo dos gigantes. O Boneco gigante de Francisco faz uma justa homenagem aos reportes gigantes em geral. Sendo o mesmo, Embaixador da Cidade de Calais. Seus trajes azul e branco possuem as cores de sua cidade, mas também as rendas de Calais, para nos lembrar de onde ela vem sua rica tradição. Em sua jaqueta, no lado do coração, ele usa com orgulho o brasão da linda cidade natal (Calais).

Vale registrar que no ano 997, o povoado foi remodelado pelo Conde de Flandres e mais tarde, em 1224, fortificado pelo Conde de Bolonha. O povoado rendeu-se a Eduardo III de Inglaterra em 1347, após o longo cerco (devido à fome). O povoado foi recuperado aos Ingleses a partir de 1558. Foi ocupado pelos espanhóis entre 1596 e 1598, sendo restituído à França pelo Tratado de Versalhes. As circunstâncias dramáticas são comemoradas pela famosa estátua de bronze dos "Seis Cidadãos de Calais", no exterior da Câmara Municipal.

SYLVIE MERIEULT

“Recebo a linda imagem do gigante “FRANCISCO REPORTE”, com a logomarca do CARNAVAL DE ZÉ PULUCA, com bastante alegria e emoção. Um gesto de carinho da LES AMIS DE FRANCISCO, entidade essa representada por Madame SYLVIE MERIEULT e pelo jovem FRANÇOIS MERIEULT. Uma paixão de Mãe e Filho pela cultura do bonecos gigantes franceses. A família MERIEULT, meu eterno agradecimento, por esse inesquecível registro, que guardaremos com bastante carinho em nossos corações! Ao amigo Tristan SADONES, da UNIVERS DES GÉANTS, meu respeitoso agradecimento por intermediar esse incrível momento”. Declarou Carlos Alberto. Presidente-idealizador do Carnaval de Zé Puluca.