Translate

terça-feira, 20 de agosto de 2013

O Capitão Renato Colatino o Bacamarteiro de Bom Conselho ...


Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho, em mais uma marcha cultural, conheceu o Bacamarteiro RENATO COLATINO DE BARROS, residente no Distrito de Rainha Izabel, Capitão Colatino cultiva desde seus 10 anos de idade, a tradição que herdou dos seus familiares, seu bacamarte foi fabricado em Belém de Maria sertão de Pernambuco.


A formação inicial eram de 25 Bacamarteiros, que se apresentavam nos festejos juninos e natalinos de Rainha Izabel, sobre o comando de Renato Colatino, Capitão, ele que representava o fator histórico do 21º Batalhão Voluntário da Pátria que lutou na guerra do Paraguay, batalhão esse que representava o Estado de Pernambuco do qual fez parte o nosso conterrâneo Emilio Dantas Barreto, hoje só restam da sua última apresentação, 12 componentes de Bacamartes, devido por problemas de saúde, há 2 anos que o nosso Capitão não se apresenta.


O bacamarte é de origem do século XVIII, sua radição que tem origem na guerra do Paraguai. Consiste na reunião de atiradores de bacamarte sob a direção geral de um comandante, dividido em batalhões e que durante os festejos juninos e natalinos deflagram grandes descargas de pólvora seca, em homenagem aos santos padroeiros. São acompanhados por bandas de pífanos ou zabumbas, num ritual místico de grande efeito pictórico.