Translate

sábado, 29 de dezembro de 2018

CARNAVAL DE ZÉ PULUCA: Um Patrimônio Cultural de Bom Conselho, e de Pernambuco!!!



Por: Carlos Alberto

Desde 2013 o Município de Bom Conselho ganhou um importante instrumento de identidade cultural carnavalesca para a sua Cidade. Foi do legado artístico do saudoso maestro José Duarte Tenório, que surgiu a inspiração da criação do festejo momesco, genuinamente cultural denominado de CARNAVAL DE ZÉ PULUCA. Como tudo na vida, a folia que foi criada para render homenagens aos artistas e personalidades ilustres de Papacaça, vem travando algumas diversidades, impostas por uma minoria que são totalmente descomprometidas com a causa pública. Chegam até se importar com o festejo que diante dos 365 dias do ano, sai as ruas, apenas uma vez. 

Vale salientar que os Poderes Públicos de nossa cidade, representados legitimamente através dos votos livres de cada eleitor de Bom Conselho, continuam a ignorar o maior festejo popular cultural do Agreste Meridional Pernambucano. O que para nós do Carnaval de Zé Puluca é muito triste! É bom lembrar que a cada Domingo de Zé Puluca, a cidade se veste de sonhos, sorrisos e alegrias. O povo Bom-conselhense, lotam as ruas e praças por onde o cortejo dos ilustres gigantes do Carnaval de Zé Puluca passam. A economia municipal gira, espalhando lucratividades até para quem fala mal do nosso evento. Artistas como Maestro Spok, Almir Rouche, Alceu Valença, Ronaldo César, Mestre Galo Preto e Maestro Forró, já cantaram em nosso festivo palco. 

Já em seu debut (2014), o Escritor e Dramaturgo Ariano Suassuna, tornou-se patrono do Carnaval de Puluca, 3 dias antes de sua partida para os céus. 

2015 através da iniciativa do então vereador Geninho Tavares a festança de Puluca se tornou Patrimônio Cultural de Bom Conselho.

Em 2016, três dos gigantes dos seus bonecos foram convidados a representar o Brasil no 6º Encontro Internacional de Bonecos Gigantes em Steenvoorde, na França.

2017 a Egrégia Câmara Legislativa da Cidade do Recife homenageou o Carnaval de Puluca no Dia Nacional do Frevo. Incluindo em seu rol, ilustres personalidades do Carnaval Pernambucano. 

1º semestre de 2018, o Carnaval de Zé Puluca volta a se destacar na Europa, no principal berço da cultura Mundial. É convidado a representar o Brasil no 3º Fórum de Bonecos Gigantes. Promovido pela Féderation des Géants du Nord de la France. Sendo a única manifestação cultural do Continente Americano, a representar as Américas

Por fim, no 2º semestre de 2018, o Poder Legislativo de Pernambuco, através da iniciativa do Deputado Claudiano Martins Filho, incluí o CARNAVAL DE ZÉ PULUCA no CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS E DATAS COMEMORATIVAS DE TODO O ESTADO DE PERNAMBUCO. Levando consigo o respeitado nome de Bom Conselho.  

Por tudo isso em 2019. Venha se perder, se encontrar, pois a alegria do Carnaval de Zé Puluca, já, já vai começar!


6ª Edição do Carnaval de Zé Puluca, no PE NO CARNAVAL



A principal janela de divulgação do Carnaval de Pernambuco (PE NO CARNAVAL) anuncia pelo 4º ano consecutivo, a Folia momesca mais cultural de Bom Conselho. O Carnaval de Zé Puluca! O PE NO CARNAVAL é o maior Site de informação de festejos carnavalescos de todo o Estado Pernambucano. Um bussola para quem é amante das grandes festas de carnaval de Pernambuco. Informando de perto todos os principais acontecimentos, sem perder nenhum detalhe, mostrando a diversidade cultural carnavalesca que só Pernambuco tem!