Translate

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Mané Caju Visita Casa Museu Mestre Vitalino ...


A convite da AMABC o Sanfoneiro dos 8 Baixos Mané Caju, conheceu a Casa do Mestre Vitalino no Alto do Moura no Município de Caruaru, uma iniciativa da Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho que busca inteirar o Artista de Bom Conselho com os seguimentos culturais de raízes.



Em 1971, é inaugurada no Alto do Moura, no local onde o artista residiu, a Casa Museu Mestre Vitalino. No espaço, administrado pela família, estão expostas suas principais obras, além de objetos de uso pessoal, ferramentas de trabalho e o rústico forno a lenha em que fazia suas queimas.


Vitalino Pereira dos Santos, ceramista popular e músico, filho de lavradores, ainda criança começa a modelar pequenos animais com as sobras do barro usado por sua mãe na produção de utensílios domésticos, para serem vendidos na feira de Caruaru. Ele cria, na década de 1920, a banda Zabumba Vitalino, da qual é o tocador de pífano principal. Muda-se para o povoado Alto do Moura, para ficar mais próximo ao centro de Caruaru, sua atividade como ceramista permanece desconhecida do grande público até 1947.