Translate

domingo, 9 de março de 2014

AMABC ajudará a reestruturar o fervor de uma agremiação carnavalesca de Bom Conselho


O Projeto cultural Carnaval de Zé Puluca, inicia sua jornada de execução, já em seu II ato, Carlos Alberto, pretende dar continuidade do projeto de resgate as expressividades culturais de Bom Conselho, segundo o presidente da AMABC, já em 2015, além da realização do I Baile Beneficente do Carnaval do Pululuquinha, evento esse de ordem cultural beneficente, em parceria com a Casa Paroquial Jesus, Maria e José, haverá um fator surpresa, que encantará os amantes carnavalescos de Bom Conselho.

“Dentro da nossa estratégia de resgate as expressividades culturais de Bom Conselho, estão o compromisso de fortalecer uma antiga agremiação carnavalesca de Papacaça, onde pretendemos ajudar a reestruturar suas manifestações carnavalescas, que já são dotadas de uma majestosa riqueza cultural, vamos dar um tom para que possamos abrilhantar esse incansável trabalho, que há décadas vem encantado os conterrâneos do Maestro Puluca e Pedro de Lara, a escolha da agremiação já foi feita, agora vamos trabalhar, para oferecemos ao povo bomconselhense, o fervor de um carnaval 100% cultural, uma coisa fique certa, quem viver verá”. Ajuíza Carlos Alberto, presidente da AMABC e produtor cultural.

Obs: segue em total segredo o nome da agremiação escolhida que será agraciada pela AMABC.

Vitor Gomes um bomconselhense na terra dos Caretas


O bomconselhense Vitor Gomes foi passar seu carnaval em Triunfo, o Oásis do Sertão, caminho de Lampião, terra dos Caretas, e da melhor rapadura do mundo, considerada um oásis em meio ao sertão pernambucano, devido à abundância de água na região árida do sertão do Pajeú, a cidade é famosa por seu clima frio, devido a sua altitude de 1000 metros, sendo a cidade mais alta de Pernambuco. Durante o inverno a temperatura pode chegar a 8ºC.


Triunfo é a capital dos Caretas, responsáveis pela originalidade do carnaval naquela cidade. Fantasiados e mascarados, de todas as idades, usam chicotes que fazem estalar no ar, num belo espetáculo de sons e cores. Anualmente é realizado concurso que elege o careta mais bem caracterizado. Com clima de serra e vegetação exuberante, a cidade de Triunfo é, em qualquer época do ano, uma excelente opção de descanso e contato com a natureza, em especial para os adeptos do ecoturismo e esportes radicais, como o rapel e tirolesa. Com uma boa estrutura de hotéis e pousadas para os turistas, a cidade foi por diversas vezes visitada pelo lendário e controverso Virgulino Ferreira e possui um dos poucos museus do cangaço, com fotografias, roupas e utensílios de Lampião e seu bando.


Vitor Gomes que é educador e historiador, revelou para o presidente da AMABC, sua alegria em poder desfrutar da beleza e riqueza cultural de Triunfo, com seus casarões centenários coloniais, de cores vibrantes e de uma expressividade cultural de um valor imensurável para Pernambuco. Na ocasião, parabenizou a realização do Carnaval de Zé Puluca, denominando como a mais autentica revolução de resgate cultural, já mais vista em Bom Conselho.