Translate

sábado, 24 de julho de 2021

O Urso do Bairro Novo de Riberão. Em "Zé Puluca De Todos Os Carnavais"

A Direção do Carnaval de Zé Puluca vai em busca de mais uma linguagem da cultura carnavalesca pernambucana, para fazer parte do Livro “Zé Puluca De Todos Os Carnavais”. Nessa jornada de cunho cultural, desembarca no município de Ribeirão, Terra do "Urso do Bairro Novo". O convite foi acolhido nessa última sexta-feira (23), pela Diretoria do Urso mais querido da Mata Sul de Pernambuco. Com isso o "URSO DO BAIRRO NOVO DE RIBEIRÃO" estará eternizado no Livro Comemorativo aos 10 Anos do Carnaval de Zé Puluca.

O Urso do Bairro Novo foi fundado no ano de 2010, tinha como principal objetivo alegrar as crianças  e adolescentes da nossa cidade de Ribeirão, anteriormente conhecido como urso da meia noite, vem com seus 11 anos de tradição,  de uma simples brincadeira passa a ser reconhecido como umas das maiores atrações carnavalescas da cidade do Ribeirão, sendo fonte de inspiração para outros ursos da região. A cada dia mais cresce e por isso no ano de 2020 é registrado como Associação Mista do Urso do Bairro Novo, arrastando multidões. O urso tem de um braço a outro 170 de largura, com 2.40 mt de altura. Seu pesando entre 25 a 30 kg, sua máscara tem 90 cm de altura e 60 cm de largura. Orgulho de Ribeirão. É durante o período de Momo, que o Urso do Bairro Novo sai as ruas, para levar folia e alegria, aos munícipes Ribeirãoenses. 

Acompanhado de sua batucada, e ao bom estilo da Dona Ala Ursa, uma divertida brincadeira do carnaval de Pernambuco, que tem origem em antigos costumes trazidos ao Brasil pelos imigrantes italianos. O grupo de brincantes é composto principalmente por 3 personagens: o urso, o caçador e o domador, que usa um chapéu para arrecadar moedas da plateia. Ao lado deles vão meninos batendo em latas, o que encoraja a plateia a doar uns trocados para se livrar logo da “orquestra”, que segue seu caminho junto ao urso. Ao longo do percurso os meninos da batucada gritam “A La Ursa quer dinheiro, quem não dá é pirangueiro”

A La Ursa tem origem nos ciganos da Europa que percorriam a cidade com seus animais, presos numa corrente, dançando, de porta em porta, em troca de algumas moedas, ao som da ordem: "dança, la ursa". 

A figura central é o urso, geralmente um homem vestindo um velho macacão coberto de estopa, veludo, pelúcia ou agave com sua máscara de papel-machê pintada de cores variadas, preso por uma corda na cintura, segurado pelo domador. Em alguns grupos, aparece o caçador, dando tiros para cima sempre que o urso ameaça escapar. A brincadeira só termina, quando todos exaustos de brincar, voltam felizes para as suas casas.

“Chegamos a mais um ilustre personagem da rica cultura carnavalesca. “O Urso do Bairro Novo”, da cidade de Ribeirão. Converso que nunca tinha visto um Urso tão estiloso como do Bairro Novo de Ribeirão. O que ainda mais reforça, todo o esplendor da diversidade cultural por Pernambuco a fora. O Livro "Zé Puluca De Todos Os Carnavais", possibilitará vim a luz, os valores dourados existentes no rico Interior Pernambucano. Quero aqui agradecer a toda Diretoria do "URSO DO BAIRRO NOVO DE RIBEIRÃO", com aplausos calorosos ao Presidente Jozivaldo Lima da Silva e ao Vice-presidente Flávio José de Almeida Santos. Por participar do nosso livro comemorativo aos 10 Anos da Folia que homenageia o maestro Zé Puluca". Cornetou Carlos Alberto. Presidente-idealizador do Carnaval de Zé Puluca.