Translate

domingo, 25 de julho de 2021

A Arte da Regência do Maestro Francisco Aguiar em "Zé Puluca De Todos Os Carnavais"

Maestro Francisco Aguiar - Gigante de Zé Puluca - Escritor Ariano Suassuna

O Carnaval de Zé Puluca confirma a presença do ilustre Francisco Regis Sibaldo Aguiar (Maestro Aguiar). No Livro “ZÉ PULUCA DE TODOS OS CARNAVAIS”. Musicista, compositor, professor e maestro, Francisco Aguiar é natural da Cidade de Mata Grande, Estado de Alagoas. Em 1950 passou a residir em Palmeira dos Índios (AL) de onde iniciou seus estudos musicais na Banda Municipal Santa Cecília. Formando-se posteriormente no Conservatório Municipal de São Paulo. Sua trajetória na arte da música inicia-se na Sociedade Musical de Caruaru, denominada Banda Comercial, onde também tocou na Sociedade Musical Nova Euterpe, na terra do Melhor São João de Pernambuco. Foi musico na Orquestra Continental de Garanhuns (PE). Como integrante no corpo musical do Gran Circo Norte Americano, se apresentou por diversos espetáculos circenses. Seu regresso à Palmeira dos índios, foi marcado como musico da Banda Municipal de Música. Onde em seguida ingressou na Banda, Os Tremendões, do Maestro Manoel Moraes. Tornando-se amigo do musicista José Duarte Tenório, “O ZE PULUCA”. 

Hoje o musicista Francisco Aguiar é o Maestro Titular do Carnaval de Zé Puluca. Chegando a tocar na Cerimônia que oficializou o renomado Escritor e Dramaturgo “ARIANO SUASSUNA” com “Patrono” do Carnaval de Zé Puluca.  Com diversas composições de frevos, que homenageia a cidade de Bom Conselho, através do Reino dos Bonecos Gigantes de Zé Puluca. Seus arranjos musicais, já são executados nos países da França e da Bélgica. Levando o nome do Carnaval de Zé Puluca ao Continente Europeu.

“Hoje tenho a grande alegria de anunciar a participação do Maestro Francisco Aguiar, no Livro “ZÉ PULUCA DE TODOS OS CARNAVAIS”. Falar do Maestro Aguiar, é poder desfrutar de toda sua rica vivencia musical por décadas. Afinal, desde dos cinco anos de idade, que o nosso erudito maestro vem convivendo com na musicalidade, como músico. Sua presença na história do Carnaval de Zé Puluca será para sempre marcada, na inesquecível participação, no ato cerimonial que tivemos a honra e o privilégio de ter o memorável Escritor Ariano Suassuna como “PATRONO DO CARNAVAL DE ZÉ PULUCA”. Tal momento possibilitou que o nosso amado maestro Aguiar, tocasse além do nosso hino carnavalesco. A música que o Mestre Ariano, classificou como a composição mais apaixonante de sua vida. “FASCINAÇÃO”. Obrigado Maestro Francisco Aguiar, por fazer parte da nossa história”. Declarou Carlos Alberto. Presidente-idealizador do Carnaval de Zé Puluca.