Translate

terça-feira, 9 de julho de 2013

Arte Barroca de Eduardo Santeiro


O Ateliê do Artista Eduardo Bezerra Cavalcante (Eduardo Santeiro), é um santuário da Arte Barroco em Bom Conselho, Escultor desde 12 anos de idade, Discípulo do Mestre Irineu, Eduardo Santeiro é sem duvida um dos mais Expressionistas da Arte Barroco de Pernambuco, e o melhor, é bom-conselhense.


Artista Renomado Internacionalmente, com Obras Sacras no Museu de Arte de São Paulo – MASP, Eduardo Santeiro é um Patrimônio Cultural de grande relevância não só para Bom Conselho, mas para Pernambuco e para o Brasil, suas obras gozam de prestigio no IPHAN, onde já foi restaurador de inúmeras obras Sacras.

   
BARROCO NO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA

O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidades auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam uma intensa vida cultura e artística em pleno desenvolvimento.





O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Suas obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).




Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.



Em breve estaremos aqui, apresentando a Historia do homem, que transforma madeira em obra de arte.


Obs: Todas as fotos apresentadas nessa pagina, são obras barrocas do Artista Eduardo Santeiro.

Orquesta de Instrumentos Reciclados de Cateura



"O mundo nos dá lixo, nós retribuímos com música". Não se trata de um slogan, mas da pura verdade. A Orquestra de Instrumentos Reciclados, surgida na favela de Cateura, na periferia de Assunção, Paraguai, é a primeira no mundo a nascer de... detritos


Ana Meza, 16 anos, toca violino durante ensaio da Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura
 Ana Meza, 16 anos, toca violino durante ensaio da 
Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura

O cenário é o de Cateura, favela que cresceu ao redor de um aterro sanitário na periferia de Assunção, Paraguai. Jovens moradores desse lugar de extrema pobreza descobrem possuir vocação musical, graças a um professor, Flávio Chavez, e a um músico, Luis Szaran. Os dois decidem criar uma orquestra com os garotos de Cateura. 

Os moradores recebem a ideia com entusiasmo, mas... como arranjar dinheiro para comprar instrumentos musicais? E acontece a surpresa: numa das ruelas da favela mora Nicolas Gomez, um artesão capaz de fabricar instrumentos com peças encontradas no entulho. 

E a música aparece, como mostram os dois vídeos abaixo. O primeiro vídeo é a introdução a um documentário que está sendo produzido e que, em poucos dias, conseguiu obter 214 mil dólares de doações feitas por usuários da rede através do site de crowdfunding Kickstarter. Parte da soma obtida será usada para terminar o documentário. O que sobrar servirá para ajudar a bancar um tour da Orquestra de Instrumentos Reciclados

Parte do naipe de cordas da orquestra de câmera de Cateura

Durante os ensaios da Orquestra de Reciclados, basta ouvir e olhar ao redor para entender – não sem um certo espanto. O sons de uma guitarra clássica provêm de duas grandes latas de goiabada justapostas. Uma máquina de raio-X usada serve de base para um conjunto de percussão. 

Uma velha saladeira de alumínio e cordas afinadas com pedaços do que já foi uma mesa elegante se transformaram em um violino. Tampas metálicas de garrafas de cerveja funcionam perfeitamente bem como chaves para um saxofone.Composta de 20 crianças e adolescentes, a orquestra de câmera usa esses e outros instrumentos confeccionados a partir de materiais reciclados encontrados em um aterro sanitário de onde os seus pais tiram o sustento como catadores de lixo.

Da orquestra e seus instrumentos a música que se ouve é a de Beethoven e Mozart, Vivaldi e Bach, Henry Mancini e os Beatles. Às vezes há também incursões no repertório de Frank Sinatra e no das polcas e guarânias paraguaias.

Alguns instrumentos feitos com material reciclados do lixão de Cateura, dentre os que foram expostos no Museu dos Instrumentos Musicais, nos Estados Unidos


Alguns instrumentos feitos com material reciclados do lixão de Cateura, dentre os que foram expostos no Museu dos Instrumentos Musicais, nos Estados Unidos

Rocio Riveros, 15 anos, diz que levou um ano de estudos para aprender a tocar sua flauta, feita de pequenas latas soldadas. "Agora, já não posso mais viver sem essa orquestra", ela diz.
Correm mundo as notícias sobre esses garotos músicos de Cateura – uma vasta favela na periferia de Assunção, onde 25 mil famílias muito pobres sobrevivem como catadores de lixo.

Professor Flávio Chavez dirige ensaio ao ar livre da Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura. Ele é o responsável pela criação da orquestra
impossível para que possam viajar para fora do Paraguai, para que possam ser reconhecidas e admiradas", diz Flávio Chávez, um assistente social e professor de música que deu início à formação da orquestra.


A conexão com o museu norte-americano foi feita pela cineasta documentarista paraguaia Alejandra Amarilla Nash. Ela e a produtora Juliana Penaranda-Loftus acompanharam as movimentações da orquestra nos últimos anos, para a produção do documentário "Landfill Harmonic", realizado com extrema carência de recursos.

O documentário ainda não está completo. Mas há poucos meses as cineastas criaram uma página no Facebook e publicaram um curto trailer no You Tube e no Vimeo que se tornou viral, obtendo rapidamente mais de um milhão de acessos.

Quatro jovens membros da orquestra de câmera, todos eles moradores da favela de Cateura
Quatro jovens membros da orquestra de câmera,
 todos eles moradores da favela de Cateura


Transformar o sonho em realidade

A comunidade de Cateura não poderia ser mais marginalizada. Mas a música que vem do lixo agora faz com que essas famílias acreditem num futuro diferente para seus filhos.

"Graças à orquestra, estivemos no Rio de Janeiro. Tomamos banho de mar, fomos às praias de Copacabana e Ipanema. Nunca pensei que meus sonhos iriam se tornar realidade", diz Tânia Vera, 15 anos, violinista que vive num barraco à beira de um riacho que serve de esgoto para a comunidade.

A mãe de Tânia Vera sofre de várias moléstias, seu pai abandonou a família, e sua irmã mais velha deixou a orquestra após engravidar. Tânia persiste, e agora quer ser também médica veterinária, além de instrumentista musical.

O artesão Nicolas Gomez, residente na favela de Cateura, é o responsável pela fabricação der quase todos os instrumentos da orquestra. Ele recicla materiais catados no lixão local

O artesão Nicolas Gomez, residente na favela de Cateura, é o responsável pela fabricação der quase todos os instrumentos da orquestra. Ele recicla materiais catados no lixão local

A orquestra é fruto da imaginação de Chavez. Esse idealista de 38 anos abriu uma escolinha de música há cinco anos em Cateura. Sua esperança era conseguir manter pelo menos alguns jovens fora do mundo das drogas e da delinquência. Mas ele possuía apenas cinco instrumentos para compartilhar, muitas vezes parte dos jovens que vinham às aulas não podiam sequer praticar. Foi aí que Chavez pediu a um dos catadores de lixo, Nicolas Gomez, para fazer alguns instrumentos a partir de materiais recicláveis, de modo a manter as crianças ocupadas. "Só frequentei a escola até a 5ª série, e depois tive de trabalhar como quebrador de pedras em uma pedreira", diz Gomez, 48 anos. Mas "se alguém me der instruções precisas, sou capaz de construir um helicóptero!"

Em abril último, vários instrumentos que Gomez criou foram exibidos no Museu dos Instrumentos Musicais, em Phoenix, Arizona, ao lado dos pianos de John Lennon e das guitarras de Eric Clapton.

"Um novo sentido para minha vida", é o que afirma Ada Rios, violinista de apenas 14 anos e dona de um grande sorriso. "A Orquestra de Instrumentos Reciclados realmente mudou os rumos da minha existência. Em Cateura, infelizmente, a maior parte dos jovens não tem oportunidade de estudar, porque têm de trabalhar para ajudar as famílias, ou então caem muito cedo no vício do álcool e das drogas". Para ela, e para quase todos os demais membros da Orquestra, a música representou um caminho de salvação.