Translate

terça-feira, 9 de julho de 2013

Arte Barroca de Eduardo Santeiro


O Ateliê do Artista Eduardo Bezerra Cavalcante (Eduardo Santeiro), é um santuário da Arte Barroco em Bom Conselho, Escultor desde 12 anos de idade, Discípulo do Mestre Irineu, Eduardo Santeiro é sem duvida um dos mais Expressionistas da Arte Barroco de Pernambuco, e o melhor, é bom-conselhense.


Artista Renomado Internacionalmente, com Obras Sacras no Museu de Arte de São Paulo – MASP, Eduardo Santeiro é um Patrimônio Cultural de grande relevância não só para Bom Conselho, mas para Pernambuco e para o Brasil, suas obras gozam de prestigio no IPHAN, onde já foi restaurador de inúmeras obras Sacras.

   
BARROCO NO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA

O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidades auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam uma intensa vida cultura e artística em pleno desenvolvimento.





O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Suas obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).




Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.



Em breve estaremos aqui, apresentando a Historia do homem, que transforma madeira em obra de arte.


Obs: Todas as fotos apresentadas nessa pagina, são obras barrocas do Artista Eduardo Santeiro.

Um comentário:

  1. Quem poderia informar o número do telefone do escultor Eduardo? Meu zap é 82 -98882-9584

    ResponderExcluir