Translate

sábado, 19 de junho de 2021

O Coco do Mestre Galo Preto brilhará em "Zé Puluca De Todos Os Carnavais"

Aos poucos o Projeto Zé Puluca de Todos Os Carnavais, vai dando uma consistência cultural mais robusta no livro que marcará para sempre os 10 Anos do Carnaval de Zé Puluca, da cidade de Bom Conselho. 

Para representar a rica cultura do conquista, Carlos Alberto, convidou o bom-conselhense, Mestre Galo Preto, Patrimônio Vivo de Pernambuco, para se fazer presente com sua arte cultural musical, na obra literária ilustrativa que contará com a presença de grandes nomes da cultura carnavalesca pernambucana, do litoral ao sertão. A cada postagens, novos valores da inigualável cultura de Pernambuco, são confirmadas! 

“Mais um relevante nome da nossa cultura. A presença nos registros do livro “Zé Puluca De Todos Os Carnavais”, vai agregando valores inigualáveis da nossa cultura carnavalesca. Bem antes da Terra de Bom Conselho, brilhar sobre os faróis culturais do Carnaval que faz justas homenagens ao nosso saudoso maestro Zé Puluca, já tinha nos assentos de Patrimônios Vivos, o nosso genuíno Mestre Galo Preto, com seu ritmo de coco. Muito me orgulha em termos o privilégio de ter o seu irrestrito apoio em nosso livro comemorativo dos 10 Anos do Carnaval de Zé Puluca. Obrigado Mestre Galo Preto, sua presença engrandece ainda mais a nossa obra literária ilustrativa, que narrar os grandes valores culturais de um Pernambuco riquíssimo em cultura, do litoral ao sertão”. Asseverou Carlos Alberto. Presidente-fundador do Carnaval de Zé Puluca.    

Troça Carnavalesca Donzelinhos dos Milagres em "Zé Puluca De Todos Os Carnavais"

Fundada em 1932 a “Troça Carnavalesca Donzelinhos dos Milagres, incorpora sua tradição no Projeto Comemorativo Literário dos 10 Anos do Carnaval de Zé Puluca. A confirmação foi dada pela sua Diretoria, em conversa com o presidente da Folia de Zé Puluca. Criada por uma turma só de rapazes do bairro dos Milagres, na cidade Olinda, ficou famosa no carnaval da cidade sem nunca ter tido uma diretoria organizada. 

Sobre os pinceis de ouro de BAJADO, a Troça Carnavalesca Donzelinhos dos Milagres recebeu uma homenagem inesquecível. Foi nas paredes de sua Sede, que memorável artista pintou os versos "O mar que levou a praia, levou também Donzelinhos." Até hoje, o frevo O Regresso dos Donzelinhos é uma imposição dos foliões a qualquer orquestra que se apresente em Olinda. Composto por um dos maiores compositores da cidade de Olinda: LÍDIO MACACÃO, foi dele a autoria de pérolas como Três da Tarde, Música Mulheres e Flores entre tantos outros. Em 2012, como o apoio da ONG Passo do Carnaval, a Troça Carnavalesca Donzelinhos dos Milagres foi resgatada trazendo a alegria de volta a muitos foliões e foliães que achavam que o Carnaval de Olinda havia caído numa mesmice e decadência, contaminado por ritmos estrangeiros a sua tradicional folia. Sua nova diretoria, tem como objetivo reviver e perpetuar as tradições do frevo e do Carnaval da Cidade de Olinda, seguindo os mesmos objetivos dos fundadores em 1932.

“Como presidente-fundador do Carnaval de Zé Puluca fico muito lisonjeado em ter toda tradição da Troça Carnavalesca Donzelinhos dos Milagres associado ao nosso Projeto Comemorativo Literário “Zé Puluca De Todos Os Carnavais”. Em 2022 O TC Donzelinhos dos Milagres comemorará seus 90 Anos de Folia, Tradição e amor aos encantos culturais de Olinda. Deixo meu forte abraço a cada membro de sua Diretoria, em especial ao Presidente Miguel, pela acolhida do nosso simplório convite". Apontou Carlos Alberto. Presidente-fudador do Carnaval de Zé Puluca.