Translate

domingo, 6 de junho de 2021

Bloco da Saudade confirma parceria no Projeto Literário "Zé Puluca De Todos Carnavais"

Um dos mais tradicionais bloco lírico de Pernambuco, confirmou no dia de hoje (06), a sua participação no Projeto Literário “ZÉ PULUCA DE TODOS OS CARNAVAIS”. Estamos falando do maravilhoso BLOCO DA SAUDADE. Considerado o sonho dourado do grande compositor Edgar Moraes. Inspirado na nostálgica composição “Valores do Passado”, homenagem do saudoso Edgar Moraes a 24 blocos pernambucanos já extinto.

Em 1962, imbuído de um espírito nostálgico dos carnavais da primeira metade do século XX, o compositor Edgard Moraes compôs a marcha Valores do Passado, homenageando 24 blocos pernambucanos já extintos. Na letra da canção, o autor idealizava o “Bloco da Saudade”, uma agremiação que tomaria as ruas do Recife, revivendo aqueles inesquecíveis grupos carnavalescos, representantes de uma manifestação cultural do Carnaval Pernambucano que estava desaparecendo e sendo esquecida. Eis que, em 1973, onze anos depois de Edgard Moraes ter composto a canção, um grupo de amantes do Carnaval, encabeçado por Antônio José Madureira “Zoca” e Marcelo Varela, em uma aposta entre amigos, foi criado o Bloco da Saudade. E com ele um incrível regaste dos antigos carnavais foram realizados. Um importante elo da cultura carnavalesca pernambucana foi restabelecido, e com ele, toda magia dos carnavais do tempo de outrora. Madureira e Varela cumpriram sua promessa e colocaram, no Carnaval de 1974, o Bloco da Saudade pela primeira vez na rua, desfilando pelo bairro do Cordeiro. 

“Mesmo diante desse delicado momento da saúde pública do Mundo, devido a COVID-19, o nosso trabalho não para. Hoje o nosso Projeto Literário “ZÉ PULUCA DE TODOS OS CARNAVAIS”, ganhou mais uma importante adesão. Estou falando do Bloco da Saudade, um dos mais tradicionais blocos líricos do Estado Pernambuco. Quero deixar registrado meu agradecimento a Presidente Izabel Cristina Almeida Bezerra, a nossa amiga “Bel”, por todo carinho e atenção com o nosso Carnaval de Zé Puluca”. Destacou Carlos Alberto. Presidente-Fundador do Carnaval de Zé Puluca.