Translate

sábado, 21 de maio de 2016

Após polêmica, Michel Temer decide recriar Ministério da Cultura


O ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou hoje à tarde, na sua conta do Twitter, que a secretaria da Cultura voltará a ter status de ministério, conforme decisão do presidente interino, Michel Temer. O novo ministro será Marcelo Calero, anunciado na quarta-feira como secretário nacional de Cultura.

A decisão foi tomada após Temer ser fortemente criticado pela extinção do Ministério da Cultura (MinC). Vários artistas fizeram comentários negativos após a decisão e mais de 20 Capitais, incluindo Brasília, tiveram protestos pedindo a volta da pasta. No Festival de Cannes, na França, o elenco do filme brasileiro Aquarius chamou a atenção da mídia internacional após exibir cartazes no tapete vermelho alegando que o Brasil está sofrendo um golpe de Estado.

- A decisão de recriar o Minc é um gesto do presidente Temer no sentindo de serenar os ânimos e focar no objetivo maior: a cultura brasileira - anunciou Filho em sua conta oficial do Twitter. 
A posse do novo ministro deverá ocorrer na próxima terça-feira. A partir da data, a Cultura não ficará mais subordinada ao Ministério da Educação. A fusão das duas pastas no então Ministério da Educação e Cultura foi tomada por Temer na esteira das decisões de enxugar gastos e de reduzir ministérios.
 
A alteração foi anunciada na quinta-feira, quando Temer editou a medida provisória 726/2016, na qual reduziu o número de ministérios de 32 para 23. Foi a primeira vez desde o governo ditatorial de Geisel que o Brasil ficou sem uma pasta exclusiva para a Cultura.

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/politica/noticia/2016/05/apos-polemica-michel-temer-decide-recriar-ministerio-da-cultura-5807068.html#


CULTURA PELO MUNDO: Camboja


Camboja um país asiático da Indochina, limitado a norte pelo Laos, a leste e a sul pelo Vietnã, a oeste pelo Golfo da Tailândia e a oeste e a norte pela Tailândia. Sua capital é Phnom Penh. O Reino do Camboja é um país com uma população de mais de 14 milhões de pessoas. O Camboja é o Estado sucessor do poderoso Império Khmer, que governou a maior parte da península da Indochina, entre os séculos IX e XIV.


A Cultura de Camboja ou Cultura Jemer é o conjunto de características que conformam a identidade social, histórica e antropológica da etnia Jemer no Sudeste Asiático. A Cultura Jemer está presente ao moderno Reino de Camboja, mas devido aos rastros do antigo Império de Angkor, ela compreende também núcleos significativos nos países circunvecinos cujos territórios fizeram parte de dito Império e que são Tailândia, Laos, Vietname e Birmania


Devido às migrações jemeres ao exterior, sobretudo para a Europa, Norteamérica e Oceania, actualmente existem grupos que compartilham a identidade jemer. Existem ademais no território camboyano grupos minoritários não jemeres, mas para os quais o nome de Cultura Camboyana ser-lhes-ia mais preciso.


Na verdade o Camboja é um lugar intenso, onde as emoções se alternam entre comoção e deslumbre. O histórico recente cheio de violência contrasta com a rica espiritualidade e a alegria das pessoas nos dias atuais. O país tem no turismo sua segunda maior fonte de renda, depois apenas da indústria têxtil. E dá para entender por quê.



IV CARNAVAL DE ZÉ PULUCA: Novos desafios, novas parcerias!


Associação dos Músicos de Bom Conselho se prepara para enfrentar os novos desafios, na realização do IV Carnaval de Zé Puluca. Oficio esse que requer: conhecimento de causa, estratégia,  elaboração de um projeto cultural e muita, muita dedicação ao movimento pré-carnavalesco. Nessa 4ª edição da Folia que homenageia a memória do saudoso maestro Zé Puluca, estão previstos novas parcerias, com finalidade ainda mais, abrilhantar o festejo momesco mais glamoroso do agreste meridional pernambucano. A AMABC iniciará o processo de captação de recurso após o período dos festejos juninos. Estão previstos visitas aos órgãos governamentais, empresas e agremiações carnavalescas. O processo de criação da nova identidade visual do Carnaval de Zé Puluca Também dará seu inicio já no mês de julho. Garantindo assim cores e brilhos nos confetes carnavalescos de Puluca. E juntos vamos fazer mais um sonho acontecer!