Translate

domingo, 19 de janeiro de 2014

Projeto Gigantes nas Escolas


Após os festejos do Carnaval, a AMABC iniciará uma nova etapa do Projeto do Carnaval de Zé Puluca, onde a Direção da Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho, visitará as Escolas, Educandários e Colégios de Bom Conselho, objetivando informar as crianças e jovens quem foi Zé Puluca e Pedro de Lara, e suas importâncias culturais, em prol da nossa sociedade.

Esse trabalho contará com um material especifico, voltado para o aprendizado cultural, dando ao alunado acesso as informações do Legado de Zé Puluca e Pedro De Lara.

“O Carnaval de Zé Puluca é um Projeto de resgate, valorização, preservação e difusão dos valores artísticos de Bom Conselho, após o carnaval, iniciaremos a segunda parte do Projeto, chamado “Gigantes nas Escolas”, onde  as crianças e jovens ganharam acesso diferenciado em prol da valorização da cultura da nossa cidade, é importante a juventude e a criançada saberem quem foi, onde nasceu, o que fez Zé Puluca e Pedro de Lara. Para abrilhantar esse encontro, a AMABC disponibilizará os Gigantes de Zé Puluca e Pedro de Lara para estarem presentes aos referidos fóruns. Associação dos Músicos, firmará parcerias com os educadores de Bom Conselho, proprietários, gestores e governo municipal e estadual para que haja a melhor interação com as crianças e jovens bom-conselhenses, vamos juntos conhecer a nossa história e a nossa gente”. Enfatizou Carlos Alberto, presidente da AMABC.

Basto Peroba será o próximo Homenageado no Carnaval de Zé Puluca em 2015



A Direção da AMABC anunciou ontem na Fazenda do Físico Sandoildo Duarte, filho do saudoso Maestro Puluca, que em 2015 o Carnaval de Zé Puluca homenageará o grande sanfoneiro Basto Peroba.

Carlos Alberto, Zé Roberto e Gustavo Pereira, anteciparam um dos nomes dos homenageados de 2015 no festejo de Zé Puluca, como já foi anunciado em postagens anteriores, o Carnaval de Zé Puluca é um Projeto de resgate, valorização, preservação e divulgação dos valores artísticos e das suas expressividades culturais de Bom Conselho.

A noticia que foi anunciada pessoalmente a Basto Peroba, pegou de surpresa a todos que estavam presentes na propriedade de Sandoildo Duarte, na ocasião amigos e familiares de Basto Peroba e do Maestro Puluca, comemoraram a feliz indicação de Peroba para ser o próximo homenageado no Carnaval de Zé Puluca, Carlos Alberto já encomendou ao Artista Plástico Camarão, a confecção de um Boneco Gigante de Basto Peroba, com seu inseparável acordeom.

“Homenagear Basto Peroba é fácil, difícil e retribuir tudo que ele já fez em prol de Bom Conselho, há mais de três décadas Peroba anima os festejos de São Pedro em Arapiraca de forma ininterrupta, já se apresentou em diversas cidades do nosso Brasil, chegou a tocar com Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jair Rodrigues, entre tantos da música popular brasileira, é mais do que merecido essa humilde homenagem a esse músico oriundo de raízes de Bom Conselho, outro fato que me deixou bastante feliz, foi em saber pelo próprio Basto Peroba, quando afirmou “tudo que sei na música, agradeço primeiramente a Deus, e depois ao meu saudoso Professor Maestro Zé Puluca, que me ensinou a ser o musicista que sou”, para mim, homenagear Basto Peroba, é cortejar duplamente a memória de Zé Puluca”. Declarou Carlos Alberto, presidente da AMABC.      

A Direção da AMABC por esses dias anunciará, o segundo homenageado do Carnaval de Zé Puluca em 2015, festejo esse de resgate e valorização dos artistas de Papacaça.

Bom Conselho, Terra de Pedro de Lara onde o Carnaval é de Zé Puluca e o festejo junino é de Basto Peroba.

O Gigante de Zé Puluca todo mundo viu
























Credito das Fotos: Blog o Argonauta

Estudantes de Bom Conselho prestigiam o Gigante Zé Puluca



Recebemos em nossa sede, a ilustre visita de Andreza Flávia, Estudante do Educandário Menino Jesus de Praga, que se encantou com a expressividade artística do artesão Camarão, nossa jovem bom-conselhense, não conheceu o Maestro Zé Puluca, mais ficou envaidecida em saber que o idealizador do Projeto Carnaval de Zé Puluca, após o Carnaval vai percorrer as Escolas, Educandários e Colégios de Bom Conselho, para apresentar aos estudantes, quem foi Zé Puluca e a importância da sua musicalidade para os bom-conselhenses.


 

Também esteve presente a estudante da Escola Presbiteriana de Bom Conselho, Jeiza Nogueira, nossa Ilustre vizinha, que reside ao lado da sede do Carnaval de Zé Puluca, Jeizinha veio acompanhada de sua amada avó e ficou encantada em ver bem de perto o Boneco Gigante de Zé Puluca, nossa ilustre visitante presenteou o Gigante Zé Puluca, com seu contagiante sorriso.

Jeiza que é filha da Educadora da Escola Municipal Monsenhor Alfredo Damaso, no distrito de Rainha Izabel, Jaiza Nogueira, Professora essa que vem realizando um brilhante trabalho a frente da Direção da referida escola. 
    

A chegada do Gigante Puluca em Bom Conselho


Ao som da Orquestra Frevo Bom, o Gigante Puluca nessa manhã de sábado, foi ovacionado em sua chegada a Bom Conselho, sendo recebido pelos seus familiares, amigos e simpatizantes, o mais famoso Gigante do Agreste Meridional de Pernambuco, desfilou pelas ruas e ladeiras da Cidade de Bom Conselho em um carro aberto, acompanhado pelo Frevo Bom, seguido por uma grande carreata, ao som de muito frevo.

Era visível a satisfação do povo de Bom Conselho, com o reencontro do seu Maestro Puluca, muito não resistiram, e caíram na folia, embalados pelo frevo de Pernambuco, as crianças, e os jovens foram os que mais se divertiram, pulavam de alegria ao som de um genuíno frevo, o povo saiu de suas casas e dos estabelecimentos comerciais, para prestigiar a chegada do Boneco Gigante de Zé Puluca, que em Cortejo, desfilava em sua terra natal.


Destacamos com muita alegria, o elegante gesto do respeitado Padre Marcelo Portásio, Pároco de Bom Conselho, que deixou por alguns momentos, suas atribuições, para prestigiar a chegada do Anfitrião Carnavalesco Puluca, com o sorriso de aprovação, Portásio que durante a I Conferencia Municipal de Cultura de Bom Conselho, foi um dos palestrantes do referido Fórum, mostrou-se ser um defensor da cultura e de suas expressividades.


Outro merecido destaque, foi a presença da Policia Militar de Pernambuco, representada pelos seus respeitados policiais, que escoltaram a Chegada do Gigante Puluca, acompanhando a sua comitiva pelas ruas de Bom Conselho, garantindo segurança em prol de todos.


A Rádio Papacaça esteve presente, registrando ao Vivo apresentação em Cortejo do Boneco Gigante de Zé Puluca, o Empresario Dr. Hélio Urquisa, esteve presente, prestigiando a comitiva do Carnaval de Zé Puluca, o Reporte Marco André foi o enviado da Emissora Papacaça, onde entrevistou os presentes na concentração do Cortejo ao Gigante Zé Puluca.     


Já os idosos expressaram alegria em reencontrar a fisionomia daquele que tanto celebrou antigos carnavais no Clube dos 30, lembranças revisitadas de um passado vivenciado com muitas boas recordações, alguns até arriscaram em frevar, lembrando-se dos momentos dourados vividos em sua juventude, encontramos pessoas que conviveram de forma mais próxima com o Maestro José Duarte Tenório (Zé Puluca), que ao ver o Boneco Gigante do saudoso Maestro, choraram de tanta emoção, relembrando do amigo Puluca.


Foi gratificante ver o entusiasmo da população em geral, onde já se comenta a bocas miúdas, que o carnaval de 2014 de Papacaça, ficará na historia de Bom Conselho.


Carlos Alberto, idealizador do Carnaval de Zé Puluca, viajará essa próxima semana a Capital Pernambucana, onde visitará as entidades e Órgãos Públicos do Poder Executivo do Estado de Pernambuco, para os últimos ajustes da realização do Carnaval de Zé Puluca.  

 Obs: Credito das fotografias para o Blog Tiago Padilha