Translate

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Rumo a Rota dos Gigantes Europeus (ATH)


Por: Carlos Alberto

Nosso ponto de parada é em terras Belgas. Chegamos a bela e aconchegante cidade de Ath, localizada na região da Valônia na Bélgica. Ath é conhecida como a "Cidade dos Gigantes". Ath foi fundada em 1140 por Baldwin IV, conde de Hainaut, comprando território de seu líder, Gilles de Trazegnies. Foi no século 14 que Ath expandiu consideravelmente, graças a construção de uma igreja dedicada a St. Julian of Brioude, saindo do lado de fora do recinto da cidade murada. A procissão costumava começar na igreja e prosseguir para a nova cidade. O 4º domingo de agosto foi escolhido para que caísse perto do dia da festa de St. Julien, em 28 de agosto. As grandes figuras bíblicas da procissão também serviram ao propósito de catequizar uma população amplamente analfabeta.


O Ducasse d'Ath é um desfile tradicional realizado para marcar a vitória de Davi sobre Golias. O festejo foi reconhecido como uma das obras-primas do patrimônio oral e intangível da humanidade pela UNESCO, em "Gigantes processuais e dragões na Bélgica e na França". O desfile é realizado no 4º domingo de agosto de cada ano e é caracterizado pela presença de grandes gigantes representando muitos personagens da história local.


A tradição de gigantes e dragões de procissão abrange um conjunto original de manifestações folclóricas festivas e performances rituais. Essas efígies apareceram pela primeira vez em procissões religiosas no final do século XIV em muitas cidades européias e são o emblema da identidade de certas cidades belgas (Ath, Bruxelas, Dendermonde, Mechelen e Mons) e franceses (Cassel, Douai, Pézenas e Tarascon), onde eles ainda estão vivendo tradições.


Registros arqueológicos mostram a existência de vários assentamentos galo-romanos na área de Ath. A origem da cidade de Ath, no entanto, data de cerca de 1160, quando o conde Baudouin IV de Hainaut comprou algum território de seu mestre, Gilles de Trazegnies.