Translate

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Toda arte do artista plástico Ailton Santana no livro de "Zé Puluca De Todos Os Carnavais"

O artista plástico do município de Correntes, no Agreste de Pernambuco, Ailton Santana, com várias exposições na França, participará do Livro “Zé Puluca De Todos Os Carnavais”. A confimação foi dada pelo próprio artista diante do convite apresentado pelo presidente Carlos Alberto. Foi durante a sua infância quando Ailton fazia seus  próprios brinquedos para se divertir, que descobriu seu talento pela arte da criação. Foi com esse mesmo anseio de dar vida às ideias que o artista plástico começou a colocar nas telas, tudo aquilo que se passava em seu universo criativo. De chefe de cozinha a ex-militar, Ailton Santana percebeu seu talento e se profissionalizou nas artes plásticas. A tinta, o pincel e a tela são elementos combinados com a sensibilidade fizeram com que o ele expandisse os limites do seu ateliê, no quintal da casa, de onde tudo começou, para o mundo afora.

Sua telas já foram expostas em mais de vinte exposições na França. Convidado para ir mais uma vez ao país europeu para mostrar as obras que produz, o artista se diz satisfeito com a receptividade que têm no velho continente. “Eu viajo para Europa desde 2005, só que nesses últimos anos estou tendo uma parceria de uma associação de artes cênicas onde tem me apoiado muito, mostrando o meu trabalho, o trabalho de um nordestino. Então, sou muito grato pela atenção e o respeito que essa associação e os franceses estão me dando” diz o artista plástico.

Para o artista plástico da cidade de Correntes, “Tudo é motivo para comemoração. Temos os brincantes, as quadrilhas juninas, o Carnaval e, eu nasci vendo essa festa, vendo a animação de todos. Eu pinto de uma forma consciente e inconsciente a minha história, o meu povo, o meu estado”, explica Ailton.

“Ailton Santana é desse pedacinho de agreste meridional pernambucano, que produz as diversidades da cultura de Pernambuco, através de suas telas de cores vibrantes. Um mistura de tropicalismo, com cultura popular, repleta de valores da cultura nordestina. Sua presença muito nos honra, dignificando ainda mais a rica cultura interiorana de Pernambuco, no Livro de “Zé Puluca De Todos Os Carnavais”. Pouco conhecido pelos pernambucanos da região do grande Recife. Sua arte encontra-se representada em várias parte da França. Tanto em exposições permanentes no Museu de Talence (Bordeaux), com nos boêmios bares, restaurantes Franceses. Meus sinceros agradecimento ao artista Ailton Sanatna, por fazer parte da nossa história cultural carnavalesca”. Destacou Carlos Alberto. Presidente-idealizador do Carnaval de Zé Puluca.