Translate

domingo, 14 de março de 2021

É no Agreste do Carnaval de Zé Puluca, Papangus e Caiporas que seus encantos serão fotográfados

Gigante de Zé Puluca na Praça Pedro II (Centro de Bom Conselho)

BOM CONSELHO

A obra literária que contará  a história do Carnaval que homenageia o saudoso maestro José Duarte Tenório (Zé Puluca). Ganhará destaque em sua cidade originaria (BOM CONSELHO). A linda terra do imortal Emygdio Dantas Barreto, do Patrimônio Vivo Mestre Galo Preto (Mestre de Coco), e do saudoso comediante Pedro de Lara contribuirá com a maior parte do material fotográfico para retratação ilustrativa do maior festejo de bonecos gigantes do agreste pernambucano. Com poucos mais de 8 anos de existência carnavalesca, a Folia de Puluca segue em passos firmes para se tornar uma das maiores referencia pré-carnavalesca de todo Estado Pernambucano. Sua uma festividade arrastou mais 15.000 foliões. 


Portal da Cidade de Bom Conselho

Bom Conselho está situada há 280 km do Recife, sendo a 2ª maior cidade do Agreste Meridional de Pernambuco. Considerada a cidade das escolas, e do grandioso ForróBom, está a uma altitude de 654 metros. Possui uma área de 786,2 km². Com predominância rural, o que justifica sua fama como uma das maiores bacias leiteiras do estado. É da Serra de Santa Terezinha que encontra a mais bela Ermida de todo nordeste brasileiro. Proporcionando aos seus visitante, um dos mais belos cartões postais de toda região. É do Colégio Nossa Senhora de Bom Conselho que as órfãs desvalidas dos sertões, encontraram sua salvação, através da educação. Sobre o lema "Educando-se uma menina, educa-se uma mãe; educando-se uma mãe, transforma-se uma sociedade”. Fez do missionário Europeu, Frei Caetano de Messina. O anjo das órfãs desvalidas. foi através dele, em parceria com seu seguidores religiosos, que edificou-se o Colégio um dos mais antigo em atividade no Brasil. 

BEZERROS

Papangus de Bezerros

Próxima parada do gigante de Zé Puluca será na terra dos Papangus. É na cidade de Bezerros que se realiza um dos mais belo festejo cultural de rua de, mascarados. Uma genuína versão dos carnavais de Veneza, ao bom estilo da cultura popular Pernambucana. Símbolo do Carnaval de Bezerros, o Papangu surgiu no ano de 1881, através de uma brincadeira de familiares dos senhores de engenhos, que saiam mascarados e mal vestidos para visitar amigos nas festas de entrudo, e comiam angu. As crianças passaram então a chamar os mascarados de "papa-angu". Hoje atrai centenas de milhares de foliões, durante o reinado de momo.


Centro de Bezerros

Há uma distancia de 102 km do Recife, Bezerros possui uma população de 60.880 (IBGE/2020), com uma área de 492.632 Km², a uma altitude de 470 metros. Sua economia consiste na agricultura, sendo um dos maiores produtores de tomate do Estado; na indústria, destacam-se suas fábricas de bolos e doces. Bezerros também se destaca na produção de granito.

PESQUEIRA

Caiporas 

Os últimos registros fotográficos do gigante de Zé Puluca no agreste, será na cidade de Pesqueira. Terra da Lenda que virou personagem da cultura carnavalesca pernambucana. Estamos falando do Caipora, que no tupi (Kaa pora) se significa habitante do mato. Na diversidade folclórica brasileira sua aparência pode ser representada em diversas formas. Em pesqueira sua afeição surgiu no formato de um brincante de bloco carnavalesco, vestido com paletó colorido e uma enorme cabeça feita de estopa.


Castelo de Pesqueira 

Pesqueira está acerca de 215 Km do Recife, possui uma população estimada em 66.881 habitantes (IBGE/2017). Possui uma área de 1036,45 km². A terra dos lindos bordados tipo renascença, se consolida como o maior reduto indígena do Nordeste. São 9.335 indígenas Xucuro, que residem no município, segundo o Censo 2010. Inspirado no grande arquiteto espanhol, Antoni Gaudi, a cidade possui um lindo Castelo com 14.400 m² de área. Construído pelo comerciante Edvonaldo Torres, tendo como inicio da obra na década de 80. O Castelo de Pesqueira é ornamentado com gárgulas, ameias e correntes, e a parte interna decorada por luxuosos lustres e diversos bustos e quadros. Tornando-se único em todo mundo