Translate

terça-feira, 8 de outubro de 2019

DEU NO OXE RECIFE: Paço tem arrastão de frevo Zé Puluca


Carnaval tem dessas coisas. Muita gente aqui do Recife, não conhecia Zé Pereira e Vitalina, tidos como os bonecos gigantes mais antigos de Pernambuco. No carnaval desse ano, o célebre casal deixou o Sertão e desembarcou em meio a recepção solene, no Cais do Sertão. Tem gente que não sabe da existência dos Caretas (de Triunfo), dos Caiporas (Pesqueira), dos Tabaqueiros (Afogados de Ingazeira). Ou nunca viu um verdadeiro Papangu (de Bezerros). Pois neste final de semana tem novidade no Recife: o Carnaval de Zé Puluca, que é tido como a maior prévia da Região Agreste de Pernambuco.

Zé Puluca vai desfilar pelas ruas do Bairro do Recife no domingo (dia 6/10), dentro do Projeto Arrastão do Frevo, promovido pelo Paço do Frevo (foto), um dos equipamentos culturais mais queridinhos do Recife.  O cortejo de Zé Puluca vem de Bom Conselho – a 282 quilômetros do Recife –  para mostrar seu frevo. O desfile terá seu tradicional boneco gigante, um dragão chinês, estandarte e passistas, além da orquestra de frevo de rua que acompanhará o trajeto pelo Recife Antigo.

Pelo que se observa, o desfile não será tão grandioso, quanto na sua terra natal. No carnaval de 2019, Zé Puluca arrastou milhares de foliões com orquestra de 50 músicos e artistas que incluíram Maestro Forró, Spok e Alceu Valença. O cortejo teve 40 passistas, ala de la ursas, papangus, maracatu e bloco lírico. Ou seja, um verdadeiro caldeirão cultural. No Recife, a concentração ocorre às 15h30, no Marco Zero, com saída às 16h, em direção ao museu do frevo. Além do cortejo, o Paço estará com acesso gratuito durante toda a tarde, das 14h às 18h, com última entrada às 17h30.

Nossos agradecimentos a todos que nos prestigiaram no grande Arrastão do Frevo


Por: Carlos Alberto

Domingo (6) tivemos o privilégio de receber as atenções de inúmeros amigos, conterrâneos e admiradores do nosso movimento cultural carnavalesco. Amigos esses como Geraldo Júlio (Prefeito do Recife), Nicole Costa, Naara, Vanessa e Geisa (Paço do Frevo), Mestre Galo Preto (Patrimônio Vivo de Pernambuco), Maestro Forró (OPBM), Maestro Spok (SPOK Frevo Orquestra), Maestro Rinaldo (Orquestra Paranambuká), Maestro Francisco Aguiar (Palmeira dos Índios/AL), Maestro Henrique César (Garanhuns/PE), Cid Cavalcante (O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico), Camarão dos Bonecos (Pai dos Bonecos do Carnaval de Zé Puluca) Professora Adriana do Frevo (CIA Brasil Por Dança), Claudionor Filgueira (Mestre do Tear de Estandarte), Maria Flor e Ferrerinha (Multiartistas), Betânia Pessoa e Nathália Tenório (Netas do Maestro Zé Puluca), Carlos Duarte e Tânia Padilha ( Educandario Menino Jesus de Praga), Luiz Clério Duarte (Jornal A Gazeta), Alexandre Piúta (Executivo da Previ), Major Boanerges (Major da PMPE), Dr. Edézio Ferreira (Odontólogo), Givaldo do Sindicato, Audálio Ferreira de Araújo (Ex-prefeito de Bom Conselho), Tiago Padilha (Blog Tiago Padilha), Flávio Urquisa (Empresário), Claudiano Martins Filho (Deputado Estadual), Eduardo da Fonte (Deputado Federal), Edmilson (TCM A Vaidosa), Lucca (TCM Pegador), Binho (TCM O Raparigueiro), Lucas (TCM Rebylleurias), Joao da Zebra (TCM A ZEBRA DAS OLINDAS), Ernardes Lopes (TCM O Menino da Tarde), Enilson (TCM O Fodão), André Freitas (TCM O Barão de Água Preta), André (TCM Pernambuco Você é meu), Leandro (TCM Metido a Rico Porém Liso), Bloco Caprichosos de São Miguel (Município de Paudalho), Brincantes das Ladeiras, Andreia Félix, Nire Meneses, Doutor Epaminondas Queiroz Neto e sua esposa Jessica e seu filho Heitor, Denise (Negona) e Graça (Amigas de infância). Entre outros amigos, simpatizantes e admiradores anônimos e famosos. Em nome do Carnaval de Zé Puluca, nossos mais sinceros e calorosos agradecimentos pelos relevantes apoios e incentivo!!!    

No Recife antigo a tarde deste domingo foi do Carnaval de Puluca (POR PIÚTA)

O Carnaval de Puluca, bloco criado em Bom Conselho, comandou o arrastão do frevo no Recife. O desfile é realizado todo primeiro domingo do mês e é parte do calendário turístico do Pernambuco.  O Carnaval saiu do Marco Zero até o Paço do Frevo arrastando foliões e passistas da cidade, ao som e ritmo de um bloco do interior do Estado arrastando milhares de pessoas pelas ruas do cento antigo.
WhatsApp%2BImage%2B2019-10-07%2Bat%2B19.28.13
A apresentação neste domingo confirmou a fama do Carnaval de Puluca que se torna grande com o reconhecimento das entidades de cultura do estado e de vários municípios, passando a ser referência como organização carnavalesca e levando também o nome de Bom Conselho como local onde se faz carnaval.
WhatsApp%2BImage%2B2019-10-07%2Bat%2B20.15.52
A tarde de domingo foi de encontros de muitos bom-conselhense para seguir o bloco. Foi a oportunidade de as pessoas também encontrar Galo Preto, músico de Rainha Isabel com reconhecimento em Pernambuco e no país.