Translate

terça-feira, 8 de outubro de 2019

DEU NO OXE RECIFE: Paço tem arrastão de frevo Zé Puluca


Carnaval tem dessas coisas. Muita gente aqui do Recife, não conhecia Zé Pereira e Vitalina, tidos como os bonecos gigantes mais antigos de Pernambuco. No carnaval desse ano, o célebre casal deixou o Sertão e desembarcou em meio a recepção solene, no Cais do Sertão. Tem gente que não sabe da existência dos Caretas (de Triunfo), dos Caiporas (Pesqueira), dos Tabaqueiros (Afogados de Ingazeira). Ou nunca viu um verdadeiro Papangu (de Bezerros). Pois neste final de semana tem novidade no Recife: o Carnaval de Zé Puluca, que é tido como a maior prévia da Região Agreste de Pernambuco.

Zé Puluca vai desfilar pelas ruas do Bairro do Recife no domingo (dia 6/10), dentro do Projeto Arrastão do Frevo, promovido pelo Paço do Frevo (foto), um dos equipamentos culturais mais queridinhos do Recife.  O cortejo de Zé Puluca vem de Bom Conselho – a 282 quilômetros do Recife –  para mostrar seu frevo. O desfile terá seu tradicional boneco gigante, um dragão chinês, estandarte e passistas, além da orquestra de frevo de rua que acompanhará o trajeto pelo Recife Antigo.

Pelo que se observa, o desfile não será tão grandioso, quanto na sua terra natal. No carnaval de 2019, Zé Puluca arrastou milhares de foliões com orquestra de 50 músicos e artistas que incluíram Maestro Forró, Spok e Alceu Valença. O cortejo teve 40 passistas, ala de la ursas, papangus, maracatu e bloco lírico. Ou seja, um verdadeiro caldeirão cultural. No Recife, a concentração ocorre às 15h30, no Marco Zero, com saída às 16h, em direção ao museu do frevo. Além do cortejo, o Paço estará com acesso gratuito durante toda a tarde, das 14h às 18h, com última entrada às 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário