Translate

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Coco bonconselhense é destaque nas Paraolimpíadas do Rio 2016

 

Como parte da programação musical do evento olímpico, o projeto "A hora do coco - Conexão Rio Olimpíada 2016" reuniu, no dia de ontem (13), Mestre Galo Preto e os grupos Mestres do Coco Pernambucano, Fetxha, Coco de Praia e Toadas de Pernambuco o coco pernambucano de Bom Conselho invade o Rio de Janeiro durante as Paraolimpíadas 2016. Artistas e grupos consagrados da cena pernambucana do coco sobem ao palco da Fundição Progresso, no Bairro da Lapa, como parte do projeto A Hora do Coco – Conexão Rio Olimpíada 2016, que integra a programação musical oficial do evento. Entre eles está o Mestre Galo Preto, Patrimônio Vivo de Pernambuco.

É o  primeiro contato do mestre com um público aberto no Rio de Janeiro, onde já se apresentou apenas em projetos fechados. “Espero que os nordestinos que estiverem no Rio tenham a ciência de que o coco vai estar na rua e estejam lá para prestigiar. A expectativa está grande”, conta o coquista, que tem como carro-chefe o coco de embolada. “Eu embolo de acordo com o ambiente que estou. Vou embolar o Rio todinho”, promete.

Ele conta que também vai adiantar algumas músicas de seu novo disco, Histórias que Andei, que está em fase de mixagem. Gravado no Fábrica Estúdios, o álbum contou com incentivo do edital Rumos Itaú Cultural. Também estão na programação d’A Hora do Coco os grupos Mestres do Coco Pernambucano, Coco de Praia, Toadas de Pernambuco e  o Grupo Indígena Fetxha.

Desde seu surgimento em 2010, homenageando Selma do Coco, o projeto A Hora do Coco busca dar continuidade à manutenção, promoção e difusão da linguagem de coco de roda, incluindo a circulação de artistas e grupos no ofício. A proposta é reunir, na capital carioca, a ancestralidade do ritmo de matriz indígena e afrodescendente com o contemporâneo do coco em Pernambuco.

O festival ocupará dois palcos, o Arena, para 5.000 pessoas, e o São Sebastião, para 1.500 pessoas. A ida ao Rio de Janeiro foi viabilizada pelo edital Mostra Funarte de Festivais de Música nas Olimpíadas, que integra a programação musical oficial do evento olímpico com projetos envolvendo a música tradicional e a cultura popular.