Translate

sábado, 28 de outubro de 2017

Quem criou o Galo da Madrugada, foi Enéas Alves Freire!!!


Idealizador e um dos fundadores do Clube das Máscaras Galo da Madrugada. Enéas Alves Freire nasceu no dia 02 de dezembro de 1921, no Pátio do Terço - Casa de número 34 -, Bairro de São José, Centro do Recife. 

Sétimo e último filho do comerciante e conhecido tenente Enéas Garcia Freire e da dona de casa Bernardina de Lima Alves Freire, o garoto de São José aprendeu a valorizar a cultura de sua terra desde criança. Os pais, que costumavam acompanhar as troças do bairro, carregavam o caçula nos braços, com menos de um ano de idade, quando ainda nem podia caminhar. Entre os anos de 1941 e 1944, Enéas serviu ao Exército Brasileiro e, nos anos seguintes, ajudou na fundação da Escola de Samba "Estudantes de São José", sem esquecer, no entanto, de sua grande devoção: o Clube Vassourinhas.


Em 1946, casou-se com Maria do Carmo Travassos, fundadora e presidente emérita do "Bloco das Ilusões", com quem teve quatro filhos: Mauro, Antônio Carlos, Ana Nery e Gustavo Travassos. Juntos, os quatro mantém vivo o sonho de Enéas, contribuindo fortemente para a apresentação do Galo todos os anos, no Sábado de Zé Pereira.


O presidente do Galo faleceu no dia 09 junho de 2008, vítima de parada cardiorespiratória.  Além dos quatro filhos, deixou também oito netos, que, junto com familiares e amigos, compõem a atual diretoria da agremiação e mantém vivo o sonho que o eterno Enéas construiu e presenteou ao carnaval do Recife.