Translate

terça-feira, 19 de maio de 2020

Rumo a Rota dos Gigantes Europeus (LILLE)

Carnaval de Lille
Por: Carlos Alberto

Nosso roteiro “Rumo a Rota dos Gigantes Europeus” nos leva a belíssima Cidade de LILLE, a quarta maior área urbana na França depois de Paris, Lyon e Marselha. Com uma população estimada acima de 1,2 habitantes. Está localizada ao lado da Bélgica, ao norte da França, na região chamada de Nord-Pas-de-Calais e próximo ao canal da mancha. É conhecida como “Londres da França” por causa da sua localização geográfica. A Cidade é linda, com a arquitetura invejável, bem cuidada, com uma história fantástica, onde ainda não foi tomada pela modernidade.


Les amis des géants de Lille
Lille possui cinco datas festivas na região e na cidade, são elas: Carnaval entre os períodos de fevereiro/março; Dukerque: Ciclismo em abril; Paris/Roubaix: Festa da música em junho; E a mais importante a Braderrie em setembro onde milhões de pessoas passam pela cidade em um imenso mercado de compra e troca de todo tipo de produto. Vende-se de tudo, desde coisas bem específicas da região até antiguidades como móveis e brinquedos etc. E por fim, a “marche de noel” (mercado de natal) entre os meses de novembro/dezembro.

Carnaval de Lille
O carnaval de Lille acontece no distrito de Wazemmes. Lille é mais conhecida por suas atividades de orientação internacional desde a operação "Lille 2004, Capital Europeia da Cultura". É comum Lille recebeu 200 gigantes de todo o mundo. Os gigantes são uma tradição ainda viva no noroeste da Europa e também no sul do Mediterrâneo. Alguns desses gigantes datam do século XVI. E são reconhecidos como Patrimônio Mundial pela Unesco, sua existência se deve graças a algumas associações de entusiastas.

Carnaval de Lille
Os festivais sempre pontuaram a vida cotidiana. Eles evoluíram ao longo dos séculos, de modo que, em Lille, os festivais principalmente católicos da Idade Média gradualmente deram lugar a festivais de outros tipos: pagãos, culturais, esportivos, comerciais. Vários e múltiplos, os festivais reúnem os moradores de Lille e permitem que eles dominem o território urbano. Eles também atraem populações de outros lugares, principalmente porque Lille é um importante local comercial e, portanto, participa da vitalidade econômica da cidade. Verdadeiros momentos de júbilo, marcam permanentemente os espíritos e unem a população. O Arquivo Municipal de Lille possui muitos documentos que testemunham essa forte tradição festiva. Evocar todos os festivais é impossível, pois seu número e sua forma diferem. Mas parta para descobrir os festivais, gigantes, feiras e liquidações de Lille para um passeio que o levará de 1269 até os dias atuais.