Translate

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Resgatando o extinto Reisado Esperança


Em parceria com a Associação Cultural Raio de Luz, AMABC iniciará o processo de resgate do extinto Reisado Esperança da Cidade de Bom Conselho, o ponta pé já foi iniciado, na Sede da entidade Raio de Luz, os Presidentes Carlos Alberto da AMABC junto com a Professora Inês Almeida, do Raio de Luz, formaram uma parceria em prol do resgate de uma das importantes expressividades culturais de Bom Conselho.

Ex-Integrantes do Reisado Esperança, estão repassando todo conhecimento da arte do reisado, para crianças e jovens da comunidade da Pipoqueira.

Em breve Bom Conselho poderá contar com mais uma expressividade cultural que foi extinta por falta de investimentos na área da cultura de nossa Cidade.

“Vamos devolver ao povo de Bom Conselho o Reisado Esperança, onde crianças e jovens bom-conselhenses, poderão em breve participar das futuras apresentações, dentro e fora de Bom Conselho, levando para a sociedade de Papacaça, todo seu esplendor e assim como toda sua riqueza cultural.” Sentencia o Jovem Gustavo Pereira, vice-presidente da AMABC.    



Sou de Pernambuco também ...


Sou o coração do folclore nordestino, Eu sou Mateus e Bastião do Boi Bumbá, Sou um boneco do Mestre Vitalino, Dançando uma ciranda em Itamaracá, Eu sou um verso de Carlos Pena Filho, Num frevo de Capiba, Ao som da orquestra armorial, Sou Capibaribe, Num livro de João Cabral, Sou mamulengo de São Bento do Uma, Vindo num baque solto de um Maracatu, Eu sou um auto de Ariano Suassuna, No meio da Feira de Caruaru, Sou Frei Caneca do Pastoril do Faceta, Levando a flor da lira, Pra Nova Jerusalém, Sou Luis Gonzaga, Eu sou do mangue também.

Eu sou mameluco, sou de Casa Forte, Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte, Eu sou mameluco, sou de Casa Forte, Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte.

Sou Macambira de Joaquim Cardoso, Banda de Pife no meio do Canavial, Na noite dos tambores silenciosos, Sou a calunga revelando o Carnaval, Sou a folia que desce lá de Olinda, O homem da meia-noite puxando esse cordão, Sou jangadeiro na festa de Jaboatão.

Eu sou mameluco, sou de Casa Forte, Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte, Eu sou mameluco, sou de Casa Forte, Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte

Eu sou mameluco, sou de Casa Forte, Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte, Eu sou mameluco, sou de Casa Forte, Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte