Translate

domingo, 8 de setembro de 2019

Projeto de Lei "Considera o Carnaval de Zé Puluca como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco"



O Deputado Estadual Claudiano Martins Filho, protocolou no dia 30 de maio desse corrente ano, o Projeto de Lei Ordinária sob Nº 286/2019, de sua autoria “Considera o evento cultural Carnaval de Zé Puluca, do município de Bom Conselho, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco”. A referida propositura visa também, proteger os bens intangíveis nas representatividades culturais existentes em cada figura alusiva dos bonecos gigantes. 

Em recente decisão favorável na aprovação do Carnaval de Puluca, inserido no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas de Pernambuco, o Deputado Estadual Tony Gel proferiu: “Uma celebração momesca de grande impacto cultural e econômico no município e na região do agreste. Trata-se de uma festa momesca genuína, com toda essência democrática que representa bem o estilo do carnaval de rua pernambucano. Carnaval esse que leva o nome da referência local, o músico, maestro e compositor José Duarte Tenório, conhecido popularmente como Zé Puluca. Nascido em Bom Conselho”. Já a Deputada Tereza Leitão ajuizou seu seguinte relato: “Uma das mais importantes manifestações trata-se do Carnaval de Zé Puluca, realizado no município de Bom Conselho em homenagem ao músico, maestro e compositor José Duarte Tenório. Os festejos trazem à tona as tradições do agreste pernambucano, fomentando um momento de fortalecimento da cultura e de volta às raízes do povo daquela região”. O Projeto de Lei acima, tramita nas comissões competentes para em breve receber seus pareceres. 


O Projeto do Deputado Claudiano Filho, é mais uma demonstração de comprometimento parlamentar com os valores da nossa terra. Um gesto de demonstração da grande relevância com o nosso trabalho. Um reconhecimento para todos nós que fazemos o Carnaval de Zé Puluca um festejo voltado para todos e todas sem distinção. Estou bastante feliz em poder vivenciar esse memorável momento para com a cultura carnavalesca de Bom Conselho. Mais uma vez deixo meu caloroso agradecimento ao amigo Deputado Claudiano Martins Filho e ao Dr. Edézio Ferreira por defenderem não só a nossa festividade, mas todo legado artístico dos nossos artistas de Papacaça, de origem popular”. Disparou Carlos Alberto. Presidente e Idealizador do Carnaval de Zé Puluca.