Translate

terça-feira, 15 de junho de 2021

TCM A Porca presença marcante no livro "Zé Puluca De Todos Os Carnavais"

Sobre o comando de Higor Varejão, mais um gigante do Carnaval de Olinda abraça o projeto literário “Zé Puluca De Todos Os Carnavais”. Obra essa comemorativa aos 10 Anos do Carnaval do Maestro Zé Puluca da Cidade de Bom Conselho, agreste meridional de Pernambuco. 

Estamos falando de uma tradição de 52 Anos, que nasceu pelo incentivo dos amigos: Cabibiu, Tonho Totoca, Maurício Pé de Pato, Vilço, Maurício Estivador, Dida, Odilom, Miro Calango, Val, Tonho de Dalva, Gordo, Dão, Edinho, Manoel, Robertinho, Tonho Barão e Nancildo, em 06 de janeiro de 1969, no antigo Bar do Juarez, localizado no Largo do Amparo, no Sitio histórico de Olinda. Foi de lá que surgiu a divina TROÇA CARNAVALESCA MISTA A PORCA

O nome da agremiação foi inspirado, graçasa presença inesperada de uma porca, que foi saborear o descarte de um tira-gosto por excesso de sal. Na verdade, talvez os 17 fundadores da TCM A Porca não imaginassem que essa brincadeira que teve como primeiro tema: "Compradores de Porca", pudesse seguir firme e forte 52 anos depois. Vale registrar que um dos principais momento da agremiação em manter a Porca viva, foi o tão querido Nivaldo, o seu Porquinho, que assumiu em 1982, e ficou à frente até 2018, presidindo uma das agremiações mais tradicionais do inigualável Carnaval de Olinda.

“A cada postagem uma nova alegria em poder registrar a presença de agremiações do porte da Troça Carnavalesca Mista A Porca. Considerada como uma das mais tradicionais agremiações momesca do Sitio histórico que um dia chegou a ser a Capital do Brasil. Nessas simplórias linhas, deixo meu agradecimento a toda Direção da TCM A Porca, em especial ao Presidente Higor Varejão, por fazer parte do nosso projeto literário, comemorativo de 10 Anos do Carnaval de Zé Puluca”. Declarou Carlos Alberto. Presidente-fundador do Carnaval de Zé Puluca.

Projeto literário "Ze Puluca De Todos Os Carnavais" terá a presença do TCM Cariri Olindense

A Centenária Troça Carnavalesca Cariri Olindense, confirma sua participação no projeto literário que homenageará os 10 Anos do Carnaval de Zé Puluca, da cidade de Bom Conselho. Reconhecida como Patrimônio Vivo desde 2016, faz da TCM Cariri, o abre alas do carnaval de Olinda. Sua tradição centenária é dona da chave do festejo de Momo mais cultural do Brasil, e do mundo. Situada no Sitio Histórico de Olinda, no bairro de Guadalupe, é lá que está edificada a sua sede de tradições carnavalescas, fundada em 18 de julho de 1992. Nesse ano de 2021, o Cariri Olindense completou 100 Anos de existência, regada como muito frevo e tradição.

‘‘Registro como muita alegria a participação da Centenária Troça Carnavalesca Cariri Olindense, nos registros carnavalescos ‘‘Zé Puluca De Todos Os Carnavais. Deixo meu agradecimento a toda Diretoria do Cariri em especial a Diretora Mônica e o Presidente Ivison Luiz, pelo acolhimento com a nossa agremiação". Asseverou Carlos Alberto. Presidente-fundador do Carnaval de Zé Puluca.