Translate

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Ailton Santana: Da cidade mãe de Bom Conselho para o mundo


Até 1892 o atual território de Bom Conselho, pertencia ao Município das Correntes. Só em 04 de agosto daquele mesmo ano, por força da Lei Provincial Nº 35, foi criado o Município de Papacaça. O seja, podemos afirmar que Correntes, é de fato e de direito a Cidade mãe de Bom Conselho. De lá pra cá, muitas coisas mudaram. Mais quando o assunto é cultura, é impossível desassociar a relação com as artes, das sociedades acima mencionadas.


Na atualidade destacamos a arte do jovem pintor, Ailton Santana, que é artista plástico da Cidade das Correntes, município esse que está encravado no agreste meridional pernambucano a 300 km do Recife. Artista por vocação para pintura, levou sua arte a ser apreciada por varias vezes na França. Além de pintor Ailton Santana é escultor, que através das suas expressividades esculturais, utiliza materiais reciclados para dar forma a sua arte, a sua cultura.


Ao passar na Cidade das Correntes, visite o ateliê do artista plástico, Ailton Santana. E conheça o mundo de cores que conquistou o país da Torre Eiffel (França).

Cultura de Galo Preto, pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial de Bom Conselho


É como grande alegria que a AMABC tomou conhecimento, que tramita na Câmara Municipal de Bom Conselho, o Projeto de Lei que reconhece toda expressividade artística e cultural de Tomaz Leão Cavalcante "Galo Preto", como Patrimônio Cultural Imaterial de Bom Conselho. 

Nascido no Sitio Alecrim, distrito de Rainha Izabel, Filho de Celestina Cirilo Barros da Silva e Dorival Leão Cavalcante, irmão de Preto Limão, sobrinho de Nevoeiro, onde morou no Sitio Escorrego, sendo seus pais nascido no Sitio Cafundó no município de Bom Conselho.

A propositura é de autoria do Vereador Geninho Tavares, que recentemente postulou na Casa de Dantas Barreto, a Inclusão do Carnaval de Zé Puluca no Calendário Oficial de Datas e Eventos de Bom Conselho, onde também pleiteou que Folia de Puluca fosse reconhecida como Patrimônio Cultural de Papacaça. Proposta aprovada por unanimidade.  

Agora vamos torcer para que a propositura seja aprovada. Fazendo valer o merecido reconhecimento a Galo Preto, que já é Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco. Esperamos que o nobre artista bonconselhense seja também reconhecido em seu município, terra que sempre fez, e faz questão de dizer que é filho. Ao Parlamentar Geninho Tavares, nossos calorosos aplausos.

Patrono do gigante de Tonho de Dinda é diplomado


A Troça Carnavalesca Mista Cabeça de Galo, também diplomou o Líder Comunitário de Caldeirões, Pio Josival, por sua participação na entrega do IX Troféu Cabeça de Galo. Josival que a convite da Direção da AMABC, participou da comitiva do Carnaval de Zé Puluca, que na última quinta-feira (14/05) foi Outorgada o Titulo de Honra ao Mérito, por proporcionar alegria aos foliões de Bom Conselho.

“Fico feliz em poder convidar um dos membros da sociedade bonconselhense para participar de encontro solene dessa natureza. É nessa hora de grande alegria, que passamos a compartilhar com a sociedade de Bom Conselho, o doce sabor da vitória, que conduz o sentimento dos nossos esforços, a gritar dentro da nossa alma. Obrigado meu Deus por proporcionar momentos como esse, que ratifica o quanto vale apena lutar pelos nossos ideais”. Ajuizou Carlos Alberto, presidente da AMABC.