Translate

sexta-feira, 26 de março de 2021

Carnaval de Zé Puluca inclui a Bicharada do seu Jaime Conserva, no roteiro dos registros fotográficos do Sertão


A região do Sertaneja de Pernambuco, ganha mais um representante no roteiro dos registros fotográficos no Livro Ilustrativo do Carnaval de Zé Puluca. Estamos falando da Bicharada do saudoso Mestre Jaime Conserva, da Cidade de Salgueiro. Alto Sertão de Pernambuco. Com um acervo de 100 bonecos gigantes, O nome “bicharada” faz alusão às máscaras de bicho produzidas por Mestre Jaime, para o bloco, que hoje em seu acervo também conta com bonecos em forma de pessoas.   

Com o falecimento do Mestre Jaime no ano passado, a Bicharada está sendo conduzida pelo seu filho, Professor Jaiminho Conserva, que dará continuidade a rica tradição cultural idealizada pelo seu pai (Mestre Jaime).    


Há 513 km da Capital (Recife), Salgueiro é conhecida como a "Encruzilhada do Nordeste" por se situar na parte mais central da Região Nordeste, pode ser considerada equidistante de praticamente todas as capitais nordestinas. Salgueiro é a principal cidade da região do sertão central pernambucano, detendo, a nível regional, um comércio diversificado. No município se localiza o ponto central das operações da Transnordestina, ferrovia que conecta o Porto de Suape, no litoral sul pernambucano, ao cerrado do Piauí e ao Porto do Pecém, no Ceará. Possui uma extensão territorial de 1 733,7 km², sendo 6,75 km² em perímetro urbano tendo sua população estimada acima de 70.000 habitantes.