Translate

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Além das fronteiras de Pernambuco


Rua do Bonfim – Olinda/PE
O momento faz necessário registrar para posterioridade do memorial do Carnaval de Zé Puluca. Pernambuco há mais de 100 Anos vem registrando em seus festejos momescos, centenas de agremiações culturais carnavalescas. Olinda é a Capital da maior concentração de Troças e Blocos de carnaval de todo o Estado de Pernambuco. Já Recife é reconhecida como a Capital dos Blocos Líricos, e detém o maior Bloco Carnavalesco de Rua do Mundo. O Galo da Madrugada. Assim está registrado no Livro dos Recordes. Mais se engana quem pensa que as manifestações culturais carnavalescas de Pernambuco, se limitam apenas nas cidades irmãs acima. Do sul ao norte, a Zona da Mata Pernambucana é sem duvida a Capital dos Reis e Rainhas dos Maracatus e Caboclinhos. Também é da mesorregião da Mata Pernambucana que habitam aos Gigantes: Mulher da Sombrinha (Cidade de Catende) e o Barão de Água Preta (Cidade de Água Preta). O Agreste tem como Bezerros a maior Capitania de Mascarados (Papangus) de todo Pernambuco. É de Pesqueira que Reina os misteriosos Caiporas Agrestinos. O Sertão Pernambuco possui também ricos representantes da cultura carnavalesca. É Belém do São Francisco que está situado a Sede dos Primeiros Bonecos Gigantes do Brasil. Já Triunfo possui o extraordinário reino dos Caretas, com seus chicotes malabaristas. Afogados da Ingazeira possui em seu reinado momesco, suas famosas bicharadas. 

Carnaval de Zé Puluca – Bom Conselho/PE
E o Agreste Meridional? Qual movimento carnavalesco genuinamente cultural existente em atividade? Fácil de responder. Em Bom Conselho o Carnaval de Zé Puluca é o único reino dos bonecos gigantes, a cultuar em sua cultura o genuíno frevo de rua, em todo Agreste Meridional Pernambucano. Lembrando que nem o famoso Boi da Macuca do Município das Correntes, não celebra seu festejo de momo em sua cidade pátria (Correntes), mais sim no Sitio histórico de Olinda. 

Entrada da Cidade de Steenvoorde (França)
Mais se tratando do Carnaval de Zé Puluca é importante registrar que sua fama já não mais se limita as 4 linhas do Estado de Pernambuco. Pelo segundo ano consecutivo os Gigantes de Zé Puluca foram convidados a participarem de eventos culturais de relevância Internacional. As Cidades Francesas de Steenvoorde (2017) e Tourcoing (2018) já incluíram o Festejo de Momo de Zé Puluca em seus principias festivais de Bonecos Gigantes de Rua. 

Batalha de Tourcoing - França (18 de Maio de 1794)
O que enche de muito orgulho Carlos Alberto, idealizador do Reino dos Gigantes de Puluca. Desde 2013 a Cidade de Bom Conselho, passou a celebrar um Carnaval dos tempo de outrora. Época em que os grupos familiares percorriam verdadeiras maratonas de folia com muita alegria. Acompanhadas por bandas de músicos, que exaltavam com todo fervor, hinos e marchinhas de carnaval. Em breve não será mais novidade quando as imagens dos Bonecos Gigantes de Zé Puluca estiverem contracenando com as belas paisagens e monumentos Históricos Franceses. Afinal, a  Cidade de Bom Conselho já começa a ganhar as atenções das terras de Napoleão Bonaparte! 

Ulalá!!!  

AGENDA: Fédération des Géants du nord de la France










Fonte: http://www.gegants.cat/wp-content/uploads/2018/03/Agenda-04-Mar%C3%A7.pdf