Translate

terça-feira, 3 de maio de 2016

EDUARDO SANTEIRO: Arte do religioso ao sacro


Eduardo Bezerra Cavalcanti (Eduardo Santeiro), Discípulo do Mestre Irineu, iniciou seu oficio ainda muito jovem. Renomado escultor e restaurador da arte barroca, sua arte sacra já percorreu Brasil afora: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Entre outros Estados nordestinos. 

Depois de ganhar os principais eixos brasileiros seu trabalho finalmente chega a Sede Mundial do Catolicismo, Roma. Onde a imagem de São João de Botas, decora a mesa da sua santidade, Papa Francisco. Presente dado pelo cardeal Raymundo Damasceno, presidente da CNBB






BOM CONSELHO: A arte barroca de Pernambuco que se expressa


Apóstolo João Batista
(Pintor Bomconselhense - Antonio Carlos de Almeida)

Em visita aos ateliês dos mestres artesãs da arte sacra e religiosa de Bom Conselho de Papacaça. Passamos a conhecer melhor, o espírito artístico da nossa cidade. Bom Conselho é sem duvida um grande celeiro da arte barroca Pernambucana. Que mesmo invisíveis aos olhos das autoridades públicas da nossa cidade, sobrevivem com o passar do tempo. A AMABC tem sido uma voz constante na valorização e divulgação dos artistas bonconselhenses. É inacreditável que em pleno século XXI, não haja um Pacto em prol da Arte Sacra e Religiosa em nossa cidade. O tempo está passando e as gestões públicas da política monocrática ignoram a classe artística da nossa cidade. Verdadeiros Patrimônios Culturais da nossa municipalidade. Nossos artesãos vivem em ostracismo total, por ausência das simples ações que poderia gerar empregos e rendas, através do turismo sacro religioso. “A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte”. Comida – Titãs.