Translate

domingo, 1 de setembro de 2013

Ariano Suassuna recebe alta da UTI ...




Após tratar aneurisma cerebral, Ariano Suassuna recebe alta da UTI Ariano Suassuna foi internado dois dias depois de receber alta do hospital, quando tratou de um infarto. O escritor foi encontrado desacordado no chão da casa dele na última quinta-feira (29/8) 

O Hospital Real Português, no Recife, informou, neste domingo (1º/9), que o escritor Ariano Suassuna recebeu alta da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital. Suassuna foi submetido ontem a uma arteriografia cerebral, que foi capaz de tratar o aneurisma cerebral. O boletim médico diz ainda que ele deverá receber alta hospitalar nos próximos dias. No entanto, ainda não pode receber visitas.

Força Ariano estamos todos torcendo pela sua recuperação!

Trabalho da AMABC Ganha Destaque no Jornal Agazeta ...


AMABC está há pouco mais de 06 meses, regatando, preservando, valorizando e difundindo os valores da cultura de Bom Conselho, nessa jornada ganhamos admiradores que saíram dos aplausos para se tornarem parceiros, é o caso do JORNAL AGAZETA e a RÁDIO PAPACAÇA, empresas genuinamente bom-conselhense.

Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho, através do 1º Recenseamento Cultural em terras de Papacaça, passou a realizar um verdadeiro trabalho de arqueologia cultural, desbravando fronteiras, mudando conceitos de ver e valorizar a cultura mãe, que graças aos seus primeiros frutos, passou a demonstrar que as belas riquezas de um povo, sempre nascerá no ventre das suas raízes. 

Esse é um momento, que devemos todos independentemente de preferências partidárias ou grupos políticos da nossa cidade, refletir



Há 121 anos de Emancipação Política de Bom Conselho o que fizemos de real em prol da nossa Historia? Temos Museu ou Casa da Memória? Por onde anda o acervo do Centro de Arte e Cultura Gervásio Vieira Pires? Construímos um Memorial em Homenagem ao seu Eminente filho bomconselhense Pedro de Lara? E Dominguinhos nasceu mesmo no distrito Barra do Brejo (Bom Conselho)? E o que dizer sobre o Buraco do Bulandim? Qual é mesmo o nosso hino? Como descrever o nosso Brasão? Dantas Barreto afinal quem foi? As composições José Duarte Tenório (Maestro Puluca) como podemos ouvir-lá? Quem foi Iracema Braga?. 

A verdade que muitas das perguntas acima questionadas, apenas poucos detém as possíveis respostas, e que por ausência de ações em prol da preservação da nossa História, estamos condenando as vindouras gerações, apouco ou a nada saberem quem foram nossos mais eminentes bom-conselhenses.


Diante da ultima edição de nº 343, capa do JONAL AGAZETA, a AMABC representada pelo seu presidente Carlos Alberto, externa agradecimento, a pessoa do Ilustre bom-conselhense LUIZ CLÉRIO DUARTE, Redator do alusivo jornal, por prestigiar a classe artística da arte popular de Bom Conselho. Agradecemos em especial a todos, por acreditarem em nosso trabalho, ações essa que apenas visa levar para o cenário de Pernambuco, a existência da inigualável riqueza da cultura bom-conselhense. 

Obrigado!





Zé Maria o Pifanista de Bom Conselho


Em continuidade ao 1º Recenseamento Cultural do Município de Bom Conselho, a Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho – AMABC, teve o privilegio de conhecer mais um artista da cultura popular de Papacaça, estamos falando do bomconselhense, JOSÉ MARIA CANDIDO DA SILVA, popularmente conhecido como Zé Maria do Pífano, neto de Elias Candido e filho Antonio Candido, ambos artistas das raízes culturais de Bom Conselho, foi através dos seus parentes por serem tocadores de Pífano, que originalizou seu oficio na arte de Tocador de Pífano.





Nosso artista Zé Maria do Pífano, toca desde seus 13 anos de idade, já tocou com os artistas de Bom Conselho como Basto Peroba e Tonho Buzunga, em festas de santos.


Cravado no nordeste brasileiro, que ainda se encontram as tradicionais "bandas de pífanos", "bandas de pife cabaçal", "esquenta-mulher" ou "terno de zabumba", sendo compostas por dois pífanos carros-chefe, acompanhados em geral por um surdo, um tarol e um bombo ou zabumba, além de outros pífanos.

É no distrito de Rainha Izabel, composto com João Curto, Sebastião Macario, Ivo Carlos e José Cícero, que a Banda de Pífano toca a mais de 50 anos, sendo que Zé Maria do Pífano, toca há 15 anos seu encantado instrumento é ele mesmo que faz, isso mesmo que estamos falando, ele também é artesão de instrumento de Pífano, genuinamente artista de valor imensurável para cultura de Bom Conselho, assim como para Pernambuco.