Translate

sábado, 1 de novembro de 2014

Pio Josival em apoio à cultura carnavalesca de Bom Conselho veste a camisa do II Carnaval de Zé Puluca


Filho da saudosa educadora municipal de Bom Conselho, Maria do Socorro Bezerra de Melo. Funcionário público do Estado de Pernambuco na área de segurança, o bomconselhense Pio Josival Carvalho de Melo em suas horas de folga, exerce seu espírito empreendedor social de forma voluntária como Líder Comunitário, ajudando os menos favorecidos em Bom Conselho. 

Ainda em sua juventude Pio foi aluno do maestro José Duarte Tenório, conhecido popularmente como Zé Puluca, maestro esse que por quase cinco décadas, ensinou música no espaço conhecido como Sociedade Musical Villa-Lobos, com sede na Rua José do Amaral, Cidade de Bom Conselho. 

Devido a uma formação rica em educação, orientado pela sua saudosa genitora, conhecida popularmente como Professora Socorro Bezerra, Pio Josival passou a admirar as manifestações oriundas da cultura popular, principalmente a música popular da sua terra natal Bom Conselho. Já na primeira edição do festejo de Puluca, Josival prestigiou o evento cultural carnavalesco, participando com seus amigos e familiares no carnaval que homenageou seu saudoso professor, Zé Puluca.





AMABC uma década de luta em prol da música e da cultura popular de Bom Conselho



Hoje a AMABC está comemorando seus 10 anos de luta em prol da sua musicalidade e das expressões culturais de Bom Conselho. Uma data marcante em nossa história, escrita do desejo da sociedade que ajudou a erguer essa instituição sem fins lucrativos. Quero em especial me confraternar com cada um dos nossos artistas e músicos bomconselhense, em especial, ao ex-presidente dessa entidade, Jorge Carlos, que gerenciou a AMABC por 6 anos, mantendo a esperança de dias melhores. Em nome da Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho, parabenizo cada músico e artista de Papacaça, que contribuiu e que continua contribuindo, mesmo aqueles que já nos deixaram, partindo para grande morada, onde repousam ao lado de Deus nosso criador.

Estamos a menos de 100 dias para realização de mais um festejo de Puluca, onde a dedicação não faltará nos mínimos detalhes dessa festa familiar. Nosso comprometimento é resgatar, valorizar e difundir as estimas dessa classe artística de Bom Conselho. 

Como presidente da AMABC, venho trabalhando para que o Carnaval de Zé Puluca seja uma festa popular carnavalesca genuinamente de Bom Conselho. Confesso que não está sendo fácil introduzir um festejo desse quilate, pois ainda não gozamos de apoio dos poderes públicos. Tudo só é possível porque há pessoas que acreditam em nosso trabalho, por entenderem que se dependemos das atuais políticas públicas em nosso município para realizamos um simples carnaval, jamais acontecerá.

Quero chamar atenção da nossa querida sociedade, para que juntos, possamos refletimos, revisitando algumas das nossas singelas conquistas. Já em nossa primeira edição do Carnaval de Zé Puluca, tivemos o privilegio de termos como atração principal a SPOK FREVO ORQUESTRA. Onde reunimos durante todo festejo que rendeu homenagem ao maestro Zé Puluca e Pedro de Lara, a presença de mais de 5.000 mil foliões. Ganhamos destaque no Caderno Especial de Ariano Suassuna, do Diário de Pernambuco, pagina 11. Visite o site e conheça melhor os detalhes desse encontro. http://issuu.com/diariodepe/docs/binder1b_9b10b0178c1ffa#.

Fomos à última entidade cultural do mundo a dar uma Comenda em vida, ao escritor Ariano Suassuna. Patrono do Carnaval de Zé Puluca. O Gigante de Zé Puluca foi o último Boneco a ser fotografado ao lado de Dramaturgo Ariano, Imortal da Academia de Letras do Brasil. O último frevo executado ao vivo ao paraibano de alma pernambucana, Ariano Suassuna, foi a Música Desabafo, Hino do Carnaval de Zé Puluca. A última bandeira que Ariano Suassuna foi fotografado em vida foi o Pendão de Bom Conselho, ao lado do Gigante do maestro Zé Puluca. Tudo filmando e registrado com diversas fotografias, nesse perpetuado encontro.

Tudo isso é feito com bastante carinho em prol da nossa gente e da nossa história. Espero poder contar novamente com o apoio do estimado povo bomconselhense, e que nesse novo encontro, que acontecerá no dia 08 de fevereiro de 2015, possamos externar a nossa alegria em ritmo de frevo, e que a felicidade reine no II Carnaval de Zé Puluca.

Um forte abraço a todos, e até breve !!!

Carlos Alberto