sábado, 21 de maio de 2016

CULTURA PELO MUNDO: Camboja


Camboja um país asiático da Indochina, limitado a norte pelo Laos, a leste e a sul pelo Vietnã, a oeste pelo Golfo da Tailândia e a oeste e a norte pela Tailândia. Sua capital é Phnom Penh. O Reino do Camboja é um país com uma população de mais de 14 milhões de pessoas. O Camboja é o Estado sucessor do poderoso Império Khmer, que governou a maior parte da península da Indochina, entre os séculos IX e XIV.


A Cultura de Camboja ou Cultura Jemer é o conjunto de características que conformam a identidade social, histórica e antropológica da etnia Jemer no Sudeste Asiático. A Cultura Jemer está presente ao moderno Reino de Camboja, mas devido aos rastros do antigo Império de Angkor, ela compreende também núcleos significativos nos países circunvecinos cujos territórios fizeram parte de dito Império e que são Tailândia, Laos, Vietname e Birmania


Devido às migrações jemeres ao exterior, sobretudo para a Europa, Norteamérica e Oceania, actualmente existem grupos que compartilham a identidade jemer. Existem ademais no território camboyano grupos minoritários não jemeres, mas para os quais o nome de Cultura Camboyana ser-lhes-ia mais preciso.


Na verdade o Camboja é um lugar intenso, onde as emoções se alternam entre comoção e deslumbre. O histórico recente cheio de violência contrasta com a rica espiritualidade e a alegria das pessoas nos dias atuais. O país tem no turismo sua segunda maior fonte de renda, depois apenas da indústria têxtil. E dá para entender por quê.