domingo, 29 de setembro de 2013

Mané Caju dos 8 Baixos, brilha na 3ª Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco


A Convite da AMABC - Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho, o presidente da entidade de música, levou o Sanfoneiro bom-conselhense da arte dos 8 Baixos, Mané Caju e sua Banda, para participar do 3ª Fórum Estadual de Cultura de Pernambuco, realizado em Gravatá, nos dias 25, 26 e 27 desse corrente mês, no Hotel Portal de Gravatá.


A participação do Mestre Mané Caju dos 8 Baixos e Banda na referida Conferência de Cultura, foi uma iniciativa do presidente da AMABC Carlos Alberto, que através da sua gestão cultural transformadora e inclusiva, vem difundindo a arte popular de Bom Conselho, no cenário pernambucano, dando conhecimento das belezas culturais de Papacaça.



Na ocasião estiveram presentes 493 Delegados, vindo dos quatro cantos de Pernambuco, onde muitos se encantaram com habilidade do nosso acordeonista dos 8 Baixos, que tocou diversos ritmos, inclusive o Frevo de Vassourinha, levando a todos que ali estavam, a certeza que o Frevo de Pernambuco, é inigualável. 
   

Desde da sua chegada as dependência do Fórum Cultural, Mestre Mané Caju dos 8 Baixos, foi ovacionado pelos conferencistas, que dançaram o genuíno forró pé de serra, ao som do saudoso Luiz Gonzaga e Dominguinhos, demonstrando que Bom Conselho, tem sim, forrozeiro do bommmm.


Carlos Alberto apresentou ao Secretario de Cultura do Estado de Pernambuco, o Sanfoneiro de 8 Baixos na pessoa do Mestre Mané Caju e sua Banda, onde nosso ilustre Secretario ficou encantado pela presença dos nossos artistas.


Como de praxe, nosso Secretario Fernando Duarte fez questão de parabenizar o nossos artistas, e confessou ao nosso Eminente Sanfoneiro que aprecia demais a arte dos 8 Baixos, e que a sua expressão artista como acordeonista do Fole Pé de Bode, é de suma importância aos valores culturais de Pernambuco, e ficou surpreso em saber que Mané Caju é Bom Conselho, e que Papacaça tem um Sanfoneiro dos 8 baixos, na ocasião o Secretario Duarte perguntou por Basto Peroba, e Carlos Alberto externou agradecimento pela lembrança, em tempo, foi asseverado a Fernando, que em breve Peroba estará gravando um CD de Músicas 100% oriundas de Bom Conselho com o total apoio da Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho, onde mais uma vez parabenizou o presidente da AMABC pela iniciativa, e destacou de grande relevância a referida gravação, Fernando Duarte em seguida, colocou sua Secretaria a disposição.


Após ler a Edição do Jornal Agazeta Nº 343, “NOSSOS VALORES CULTURAIS”, o Secretario Fernando Duarte parabenizou a iniciativa da nossa entidade, e falou da importância do Censo Cultural da AMABC que vem realizando, Carlos Alberto se comprometeu em despachar em seu Gabinete, todos os dados artísticos de Bom Conselho assim que o trabalho do Recenseamento foi concluso.


Era visível a satisfação dos Delegados, Convidados e Organizadores da 3ª Conferencia Estadual de Cultura, que além de fotografar nossos artistas, realizaram verdadeiro registro da expressividade cultural de Bom Conselho, a musicalidade de Mané Caju e sua Banda também foi gravada por muitos que lá estavam, onde todos faziam questão de serem fotografados ao lado do nosso acordeonista dos 8 Baixos.


Para o presidente Carlos Alberto, que vem direcionando ações em prol dos valores culturais de Bom Conselho, a presença de Mané Caju no Fórum Cultural foi acima do esperado, onde Pernambuco teve o privilegio de conhecer mais um dos seus Eminentes filhos, e quem saiu ganhando com tudo isso foi Bom Conselho, que passou a ser destaque na terceira edição da Conferencia Estadual de Cultura de Pernambuco.


Outro grande registro na Conferência foi a presença do Renomado Artista Plástico Bezerrense, Amaro Arnaldo do Nascimento, Mestre Lula Vassoureiro, Pai dos Papanguns, com trabalho reconhecido em todo Brasil, Europa, Ásia, Estados Unidos, México e Canadá, o Mestre Artesão congrega mais de 100 títulos, entregues inclusive pelo Ministério da Cultura e pela Presidência da República, Lula fez questão de demonstrar suas habilidades na zabumba do Mestre Mané Caju dos 8 Baixos.   

Vale registrar que muitos dos artistas presentes, registraram suas presenças ao lado do nosso acordeonista dos 8 Baixos, onde a expressividade do Maracatu Rural marcou sua relevante presença ao lado do Mestre Mané Caju.   


Nessa mistura da representatividade de Caboclinho, Maracatu Rural e Forró Pé de Serra, é uma demonstração da riqueza Multicultural de Pernambuco, com suas diversidades, passando de gerações em gerações, mostrando para o mundo, que temos sim o maior acervo da expressividade cultural da humanidade.      

Também foi registrado a presença da Artesã Juliana Karine e da Diretora de Cultura do Município de Bom Conselho Laura Ferro, ambas Delegadas eleitas na I Conferência Municipal de Cultura de Bom Conselho.


A Delegação do Município de Santa Cruz do Capibaribe, abraçou nosso Sanfoneiro Mané Caju, onde registraram sua participação da 3ª Conferência junto como o nosso acordeonista e sua Banda Suco de Caju.




Nosso presidente da AMABC e Delegado Conferencista representante do município de Bom Conselho, por ser admirador do Maracatu Rural, registrou também sua presença usando a imponente Gola do Caboclo de Lança, região Zona da Mata do Estado de Pernambuco.  
   

E para finalizar a marcante presença de Bom Conselho na 3ª Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco, registramos a presença do Professor e Delegado Conferencista Victo Ferreira, representando os anseios dos Remanescentes de Quilombos do município de Papacaça, que apresentou suas reivindicações em prol do fortalecimento dos Povos e Comunidades Tradicionais do Estado de Pernambuco.