Translate

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Zé de Dinda nosso Trombonista ...



Zé de Dinda
Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho, vem resgatando a memória dos nossos saudosos artistas, pessoas que marcaram épocas douradas de uma Bom Conselho de Carnavais majestosos, nosso homenageado em tela é o músico e carnavalesco JOSÉ RAMOS DE SOUSA BIAS, o Zé de Dinda.

Documento de Identificação de Zé de Dinda

Dinda foi um dos fundadores da Orquestra Villa Lobos, sendo seu primeiro Trombonista, o bom-conselhense Zé de Dinda era amante da música, mais de uma nobreza invejada, gostava de tocar seu trombone para todas as agremiações carnavalescas de sua época, na cidade que aprendeu amar e respeitar seus amigos, tanto é verdade que fazia questão de tocar nos blocos; Amigo da Onça, Ou Vai Ou Racha, Leão do Norte, Não Paga Nada, As Moreninhas entre outros.  


Zé de Dinda
Filho do Maestro Joaquim José de Souza Bias, Regente esse que foi seu professor de música, e pelas suas mãos aprendeu o oficio de tocar trombone, sendo músico por mais de quarenta e cinco anos da Orquestra Villa Lobos.  

Maestro Joaquim José de Souza Bias

Maestro Joaquim José de Souza Bias foi pai de 18 filhos, disciplinado e bastante exigente, ensinou a cada um dos seus filhos, o sagrado oficio de ser músico, por seu primogênito ter tocado errado em uma prestigiosa apresentação na Rua Joaquim Nabuco, Centro de Bom Conselho, quebrou o Clarinete em sua cabeça.


Titulo Eleitoral do Maestro Joaquim José de Souza Bias

A AMABC vem dando conhecimento das riquezas culturais de Bom Conselho, e demonstrando os valores de uma terra de infinitos artistas, que já brilharam e que continua abrilhantando nosso vasto vale de beleza cultural.

Bom Conselho
Ao seu Eminente Filho
José Ramos Souza Bias
(Zé de Dinda)


2 comentários:

  1. Resgatar um personagem com JOSÉ RAMOS SOUSA BIAS que eu só conhecia como ZÉ DE DINDA e nunca descobri que tinha meu sobre nome RAMOS SOUSA, é motivo de muita emoção para mim que fui seu companheiro da BANDA VILLAS LOBO, onde tocamos em muitos bailes, carnavais, procissões e até marcha fúnebre em enterro. Éramos muito amigos e nos entendíamos muito bem musicalmente.
    Graças ao presidente CARLOS ALBERTO, ficamos mais cultos com seu belíssimo trabalho a frente da Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho(AMABC). Fraternos abraços, Pedro Ramos

    ResponderExcluir
  2. Presidir a AMABC tem sido para mim motivo de alegria, antes da Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho, não existiam fotos e nem informações artísticas de; Zé Puluca, João Cego da Zambuba, Mané Caju, Zuzinha dos Teclado, Zé de Cida da Rabeca, Zito, Sanfoneiro, Nazaré a Seresteira, Fábio da Realejo, Dvardo Veiga Sanfoneiro, João de Ana Sanfoneiro, Mestre Basto do Reisado, Mestre Pedro do Reisado, Zé Preto Sanfoneiro, Banda de Pífano de Antonio Francelino, Zé Maria do Pífano e agora Zé de Dinda.

    Nossa Missão é Valorizar o artistas de Bom Conselho, sem abrir mão do compromisso de resgatar os nossos saudosos e imensuráveis artistas, que ajudaram a fortalecer o acervo cultural de Papacaça.

    Temos nosso jeito diferente de fazermos cultura, pois, só resgatando, preservando, valorizando e difundindo nosso valores, possibilitaremos no futuro que gerações vindouras possam saber pelo menos um pouco da nossa História.

    Agradeço infinitas vezes ao nosso Embaixador Pedro Ramos por proporcionar ao trabalho da AMABC, registros de oportunos comentários.

    Vem mais registros por ai, viva a rica cultural popular de Bom Conselho!

    ResponderExcluir