domingo, 11 de janeiro de 2015

AMABC promove encontro de Galo Preto com Mané Caju



O presidente da AMABC nesse sábado (10/01), promoveu encontro memorável fortalecendo inventário de registros culturais do município de Bom Conselho. O referido encontro entre o Rei da Embolada (Galo Preto) e o Mestre Sanfoneiro dos Oito Baixos (Mané Caju), ocorreu na residência da família Caju, onde os artistas da cultura popular de Bom Conselho, que nasceram no Distrito de Rainha Izabel, se reuniram para apresentarem as suas artes um para outro. E nessa mistura de forró e coco, possibilitando um raro momento na cultura de Papacaça. 


Galo Preto que é Patrimônio Vivo de Pernambuco, ficou encantado em conhecer a arte do acordeom de Oito Baixos do Mestre Mané Caju. O Rei da Embolada que promoveu a vida artística do saudoso Arlindo dos Oito Baixos, conhece bem o grau de dificuldade em tocar um instrumento de Oito Baixos. E nessa audiência cultural, houve a participação especial do Maestro Francisco Aguiar, abrilhantado mais esse extraordinário encontro de músicos.



O Referido encontro redeu varias filmagens de registros musicais entre Mané Caju e Galo Preto, com a participação especial do Maestro Francisco Aguiar, tocando seu saxofone de ouro, uma verdadeira mistura fina de arranjos e melodias. Nesse momento o Bairro São Rafael, que fica as margens da Rodovia Frei Caetano de Messina (PE-218), realizou um verdadeiro encontro da arte popular bomconselhense, onde os referidos registros já fazem parte do acervo de inventário cultural da Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho.


Galo Preto será um dos homenageados no III Carnaval de Zé Puluca em 2016, onde AMABC realizar uma justa homenagem a esse extraordinário Patrimônio Cultural Vivo de Pernambuco e de Bom Conselho.