quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

CARNAVAL DE ZÉ PULUCA: A força da interiorização cultural carnavalesca


A Associação dos Músicos de Bom Conselho vem há três anos militando pela interiorização carnavalesca pernambucana em Papacaça. Bandeira denominada de Carnaval de Zé Puluca. Apresentando a cada ano aos seus foliões, um verdadeiro espetáculo do carnaval de Pernambuco em Bom Conselho. Bonecos gigantes, passistas de frevo, portas estandarte e orquestra que tocam o genuíno frevo.  Sem contar com grandes apresentações musicais. Que esse ano tivemos o privilegio de apresentar em nosso humilde palco cultural, ALCEU VALENÇA. Ícone do Carnaval de Pernambuco. 

Para realização do III Carnaval de Zé Puluca, foram deslocados da Cidade de Olinda: 40 Passistas de Frevo, 30 Musicistas da Orquestra do Homem da Meia-Noite, 18 Manipuladores de Bonecos Gigantes, 02 Portas Estandarte. E 16 componentes do Bloco Cabeça de Galo. Direito das ladeiras de Olinda.  A Folia de Puluca ainda contou com 40 Seguranças da cidade de Bom Conselho e 01 locutor. Sem contar com as equipes técnicas de montagens de palco, pórtico, som e iluminação. Garantindo alimentação para todos. Não devemos esquecer-nos que esse ano tivemos três apresentações artísticas musicais. Com seus músicos e assistentes de palco e som. E por fim profissionais de registro de fotográfico e filmagens. Tudo isso para levar as ruas de Bom Conselho um carnaval de verdade. Sem violência e totalmente cultural.

O momento requer uma reflexão melhor sobre o assunto em tela. Qual o único Bloco Carnavalesco de Bom Conselho, que em todas as suas edições, apresentou artistas renomados da cultura carnavalesca pernambucana de palco? Qual?

Alguém de boa fé, já parou para pensar em quantas viagens são necessárias de Recife / Olinda a Bom Conselho, objetivando montar um festejo carnavalesco dessa qualidade?

Sejamos sinceros. Quem se habilitaria em colocar seu nome a prova. Diante de tantas responsabilidades. Que vai do lado financeiro até questões de segurança? Quem deixaria o conforto da sua casa, para arriscar sua vida nas estradas de baixo de sol e chuva visando em fazer um festejo carnavalesco gratuito para o povo bonconselhense? Quem?

Afinal quem de fato e de direito TEM QUE BAIXAR A BOLA. Os que CRITICAM ou os que FAZEM o carnaval acontecer de verdade?

Desculpe-nos. Estamos trabalhando para realizamos um carnaval cultural em nossa cidade de verdade!!!