Translate

sábado, 14 de maio de 2016

AILTON SANTANA: Exposição em Essaouira, Marrocos

Fawzi Berger e Ailton Santana

O Pintor Ailton Santana, filho natural da Cidade das Correntes, agreste meridional pernambucano, realizou sua primeira Exposição no Continente Africano, precisamente em Essaouira, Marrocos. A referida exposição contou com a participação dos artistas Fawzi Berger (Nantes – France), Ailton Santana (Correntes - Brasil) e Mostafa Benmalek (Mogadar – Marocco). Na ocasião houve uma verdadeira integração cultural intercontinental, envolvendo os continentes Americano, Europeu e Africano.

Essaouira - Marrocos - África

Na Chegada da Baia Essaouira, Fortificação edificada pelos Portugueses no Sec. XVI e apelidada na altura de "Castelo Real de Mogador" os jovens Pintores Fawzi Berger e Ailton Santana, percorreram ruas cheias de cores deixadas pelos artistas de óleo, acquarela e escultores, apreciando o conjunto histórico de Essaouira, reconhecido como Patrimônio Mundial, pela UNESCO.


Coincidentemente Ailton Santana chegou bem no período do 19º Festival Gnaoua, uma verdadeira plataforma de intercâmbio cultural, ponto de encontro da música e diálogo entre artistas estrangeiros e os místicos músicos Gnaoua. Considerado uma dos mais envolventes festivais do mundo, onde o jazz, pop, rock e o contemporâneo explora novas vias musicais.Tudo isso é visto de graça, atraindo mais de 500.000 visitantes por ano.


Já no La Tête Dans Le Etoiles, localidade onde foi realizado as exposições artísticas de tela do Pintor Pernambucano. Após as apresentações formais, o encontro foi marcado pela interação das expressividades artísticas, retratadas pelos três pintores, em uma única tela. 


Na ocasião, o artista Francês Fawzi Berger, deu uma canja, aos participantes das exposições de telas, tocando bateria em homenagem ao Festival Gnaoua. Agora Ailton Santana, retornará a França, onde dará continuidade a sua turnê, expondo seus trabalhos artísticos pelas províncias francesas.


Ulalá!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário